3 passos para criar um Calendário Editorial de sucesso

3 passos para criar um Calendário Editorial de sucesso

Criar um calendário editorial garante muito mais organização e qualidade nas suas postagens. Perceba como criar os seus a seguir!

Você sabe como estruturar e organizar certinho todas as informações da sua empresa para criar um calendário editorial? Trata-se de um trabalho e tanto que precisa de muito planejamento e pensamento estratégico para ser bem feito.

Faz parte disso tudo adicionar no material as datas de cada publicação, o conteúdo em si e delegar tarefas para outros responsáveis (designers, por exemplo).

Mas, não apenas para redes sociais, você pode utilizar da estratégia do calendário editorial para o seu blog e em todas as outras plataformas que precisem de conteúdo publicitário.

Agora, vamos conversar um pouco sobre cada ponto-chave para um calendário editorial de sucesso e os benefícios de se adotar essa estratégia? Confira com a gente nas próximas linhas!

Construindo um calendário editorial

Passo #1 – Escolha a suas armas

O primeiro grande passo para o sucesso do seu calendário editorial é escolher qual ferramenta você estruturará as suas ideias. Pense em como você irá pôr em prática antes de começar.

É muito comum as pessoas utilizarem as planilhas do Excel ou o próprio Google Docs. Contudo, você é livre para escolher qualquer outra ferramenta que melhor se adapte às suas preferências.

Um ponto interessante de se considerar quanto ao uso do Google Drive é a possibilidade de compartilhar seus arquivos em nuvem com outras pessoas. Isto é, trata-se de uma forma de facilitar o trabalho e organizar os processos com a equipe – muitas vezes até junto com o cliente.

Passo #2 – Pense estrategicamente

Agora chegou a hora de pensar. Como você irá colocar a mão na massa? Perceba quais os canais de comunicação são os mais vantajosos para a sua empresa e comece a planejar suas ações.

Uma dica que podemos dar para você é: se você irá trabalhar com blogs e também com redes sociais, separe estes dois serviços e crie dois calendários diferentes para cada ação.

Isso vale para todas as outras ações que sua empresa pode adotar. O importante é deixar tudo bem organizado.

Passo #3 – Qual a hora certa de atacar?

Este ponto é seriamente importante para ser analisado ao construir o seu calendário. Para ele funcionar como deve, é imprescindível saber qual a quantidade de posts que deverão ser produzidos.

Quantos posts por semana terão as suas redes sociais? Quantos blogposts por mês você irá publicar?

Ou seja, a frequência das postagens é um dos pontos principais da composição desta estratégia. Quando falamos de blogs, inclusive, é uma prática que, quando bem pensada, ajuda no ranqueamento do Google.

Mas, o que precisa conter em seu calendário editorial? Veja esse check-list que criamos para você a seguir:

  • Datas de cada postagem;
  • Palavras-chaves;
  • Canais veiculados;
  • Horários das postagens;
  • Formatos, etc.

Uma coisa que não podemos deixar de falar é que também não adianta postar qualquer coisa a toda hora. Lembre-se que a qualidade das suas publicações reflete muito na qualidade dos seus produtos e consequentemente na decisão de compra do cliente.

É por essa razão que é importante planejar com antecedência. E a melhor forma é criar um calendário editorial que te ajude a organizar as suas publicações e que, assim, elas sejam um sucesso na internet. É isso que todos queremos, não é mesmo?

Agora, para que seus posts nas redes sociais e em seus blogs sejam devidamente pensados e planejados da melhor maneira possível, conte com a nossa equipe especializada em marketing digital! Entre em contato agora mesmo, clicando aqui!