Instagram para empresas

Quando alguém pergunta o que é preciso fazer para bombar o Instagram a gente responde com três palavras: estratégia, criatividade e presença.

É preciso agir de forma planejada, ter um conteúdo interessante, ser constante, além de rápido nas respostas. É simples? Na verdade não. Para cada um desses três pilares darem conta de bombar o instagram, você vai precisar realizar algumas ações.

Veja a seguir quais são as principais ações para dar um upgrade no seu perfil no Instagram:

 

1. Base orgânica

Essa dica se aplica a quem está começando no Instagram. Antes de iniciar quaisquer processos você precisa da sua base orgânica. Ela constitui uma média de 300 a 1 mil seguidores que você vai conquistar na raça. Isso mesmo, é muito importante pedir ajuda a todos que te conhecem.

Neste início, já é preciso conhecer bem seu público e segmentar as indicações. Produza o conteúdo certo para cativar estes primeiros seguidores. Isso fará toda a diferença para o sucesso do seu Instagram.

 

2. Monitorando o voo

Dando sequência às dicas que vão bombar o perfil do seu negócio no Instagram, vamos falar um pouco sobre o monitoramento. De modo geral, o que você precisa fazer é observar tudo. Defina métricas, faça comparações e utilize os números disponíveis pela própria rede social para entender que tipo de post deu mais certo, os melhores horários, as hashtags do momento.

Compare seus resultados de agora com os de ontem e amanhã saberá qual caminho percorrer!

 

3. Persona é o combustível

O antiquado termo “público-alvo” não abrange completamente o que é uma persona e como ela pode ajudar na estratégia por trás do seu Instagram. Comece criando um perfil fictício, dê um um nome, descreva os interesses, idade, hobby de um personagem que seria seu “cliente ideal”, “cliente sonho” ou cliente mais comum. Crie todo um estilo de vida no qual você imagina que ele possa se inserir. Essa persona vai ser a sua base para buscar seguidores e também para criar a estratégia de conteúdo. É para ele que seu Instagram estará se comunicando, desde o início.

Para definir bem esta persona, observe o mercado e os números do seu nicho de atuação. Converse com as pessoas e se baseie nos clientes de seus concorrentes para imaginar quem é a sua persona.

 

4. Conteúdo para bombar o Instagram

As dicas acima não seguem uma ordem cronológica e ao trabalhar o Instagram de forma estratégica é preciso cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, não podemos nos esquecer de que o conteúdo é uma das coisas mais importantes. Já falamos da persona e do objetivo de criar um conteúdo específico para aquela pessoa que mal criamos e já consideramos “pacas”. Mas quais conteúdos devo criar?

Para começar, seu conteúdo deve ser bonito, único, criativo e estar em sintonia com o seu discurso. Nesse aspecto, as legendas dos posts também contam muito. Escreva um bom texto e tenha cuidado com os deslizes do português, pois isso pode depor contra o seu negócio.

O conteúdo do post em si deve levar em conta a premissa de que o perfil da sua empresa no Instagram deve se posicionar como especialista. A partir daí você passa a compartilhar seus conhecimentos. Não é preciso mais chegar até o público de forma invasiva. A qualidade dos seus posts é o que vai possibilitar que seu público encontre você e ajude a bombar o Instagram.

 

5. Imagem bomba!

Tome nota de toda essa parte importante do conteúdo, mas não se esqueça do visual. Afinal de contas o Instagram capta pelos olhos. Seja uma foto, um vídeo, uma arte, um gif, um stories ou uma live, não se esqueça da qualidade da imagem. Da harmonia das cores, do formato correto. Faça um trabalho bonito, considerando que o Instagram é a porta de entrada da sua empresa. E, para muitos, a primeira impressão será definitiva.

 

6. Ferramenta de automação para bombar o Instagram

Podemos muito bem usar o subtítulo acima como explicação para o objetivo de inúmeras ferramentas. Porém, nem todas conseguem resultados realmente confiáveis. Por isso, sempre sugerimos o uso do Bume. Ele realmente ajuda a gente a bombar nosso perfil.

A plataforma age como ferramenta de automatização que atua diretamente na busca de seguidores. Você precisa ter sua base orgânica construída para usá-lo. A partir de uma estratégia bem definida de público, ele é capaz de segmentar a busca apenas por perfis que realmente te interessam.

Ele possibilita a definição de referências como localização, hashtags e perfis comuns ao seu negócio e vai buscar este seguidor em potencial para você. Além disso, o Bume possui uma dashboard com um gráfico que mostra a evolução do seu perfil, algo que pode ajudar muito também na fase de monitoramento. Vale a pena conferir.

 

Dica 7. Presença constante

Para realizar uma verdadeira troca de informações e experiência com os seus seguidores é crucial interagir com eles. Responda rápido aos comentários e mensagens. Converse com os outros de igual para igual. Essa aproximação vai ajudar você a cultivar a fidelidade dos seguidores e aumenta suas chances de torná-los potenciais clientes do seu negócio. As redes sociais foram criadas para a interação e isso é essencial para bombar o Instagram.

 

Dica 8. Planejamento ninja

Nenhuma das dicas anteriores vai realmente dar certo sem a dica número sete, o planejamento ninja. Dizemos ninja devido à capacidade perspicaz e quase sobre-humana dos ninjas de fazerem acontecer. No marketing digital só há um caminho para isso, a estratégia.

Construa um planejamento com cronograma de postagens. Use os conteúdos de forma variada e conectado ao contexto da sua persona. Evite repetições e tente tornar a sua página cativante, com posts e stories constantes.

 

Fechamos aqui nossas 8 dicas, que resumem um pouco das tarefas por trás da missão de ter um perfil de destaque no Instagram. Espero que elas sirvam de norte para a construção da sua base de lançamento. Agora mãos à obra e, se prepare, pois 2018 é o ano de bombar o Instagram!