A importância das métricas nas redes sociais

A importância das métricas nas redes sociais

Se você realiza um trabalho nas redes sociais ou se a sua empresa está presente nelas através da gestão de uma agência, possivelmente você já recebeu um relatório que mostra os resultados da presença digital da sua marca, certo? Não? Então está na hora de você conversar melhor com quem gerencia as suas redes.

Definitivamente, as métricas são fundamentais, e não apenas para você ter conhecimento do comportamento do seu público, mas para a sua empresa conseguir traçar estratégias de marketing digital consistentes. Entenda melhor:

Conhecer os resultados que o conteúdo que a sua empresa publica nas redes sociais é uma maneira de compreender se você está no caminho certo ou não. Isso porque algumas ferramentas podem te mostrar como o seu público tem recebido as mensagens que você envia.

Além disso, você consegue saber exatamente qual é a idade dos usuários da sua fan page, no caso do Facebook; em quais horários eles costumam visualizar as suas publicações e em qual cidade do país eles residem. Estes e outros números, com certeza, são informações úteis na hora de executar uma campanha, seja ela virtual ou não.

Métricas de vaidade

Apesar da importância das métricas para o trabalho no ambiente digital, você precisa ficar atento a algumas delas, que chamamos de “métricas de vaidade”, ou seja, números expressivos que, mesmo fazendo os olhos brilharem, não são muito relevantes.

Por exemplo: quando o Facebook nos dava alcance orgânico, ter uma base de fãs grande significava que muita gente estava vendo o seu conteúdo. No entanto, com a mudança do algoritmo de alcance, isso não é mais verdade. Independentemente de você ter 5 ou 50 mil fãs, pelo novo formato apenas 5% deles receberão o seu conteúdo organicamente.

O que queremos dizer é: não seja enganado. Um trabalho de qualidade nas redes sociais vai muito além do número de pessoas que curtiram a sua página.

A Projetual possui diferentes cases de redes sociais que pode apresentar para a sua empresa. Venha conversar com os nossos profissionais, tire as suas dúvidas e conte com uma equipe preparada para trabalhar a sua marca da melhor maneira possível na web.

Por Redação Projetual.

COMPARTILHE: