assuntos mais discutidos no facebook e twitter - projetual

Não é mais surpresa para muitas pessoas que as redes sociais hoje são canais para ficar bem informado sobre os assuntos mais discutidos, tantos locais quanto do mundo.

Mas, muito mais que ficar bem informado, estar de olho no que está sendo comentado no momento é uma forma de se aproximar dos usuários – e potenciais consumidores.

O Facebook dá conta dos assuntos mais compartilhados e comentados, eventos mais assistidos e datas mais marcantes. O Twitter, através dos trend topics, também abriga os assuntos mais discutidos que mostram no que as pessoas estavam prestando atenção.

Esses assuntos, claro, “já passaram”, por isso talvez não valha mais a pena falar sobre eles. No entanto, é possível observar um certo padrão a cada ano, entre os eventos e datas que mais chamaram as atenções.

Através dos assuntos mais discutidos nas redes socais desse ano, vale a pena ficar de olho para algumas repetições em 2018. Confira.

Assuntos mais discutidos no Brasil

Com o “Year in Review”, apanhado do Facebook que nos mostra o que mais chamou atenção no período, pudemos descobrimos que o Dia das Mães, comemorado em maio, foi a data mais comentada durante o ano no Brasil. Em segundo lugar, descobrimos que o casamento da cantora Daniela Mercury foi o evento mais discutido.

Os eventos esportivos, claro, chamaram atenção no país. O título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Corinthians e o jogo envolvendo Barcelona e o Paris Saint-Germain foram respectivamente o terceiro e quarto evento mais comentado do ano.

Não à toa, no “país do futebol”, o evento ao vivo mais assistido no Facebook em 2017 foi o amistoso entre Brasil e Austrália. Além disso, o craque Neymar Jr. foi responsável pelo terceiro trend topic mais famoso do ano no Twitter, e a competição Libertadores 2017 ficou em quarto.

Os eventos musicais também tumultuaram no ano. No Twitter, o Rock in Rio foi o assunto mais comentado do ano, disparadamente. Em quinto lugar na rede do passarinho azul também aparece o Billboard Music Awards, premiação da música americana que ganhou atenção no país.

Entre artistas mais comentados(as) do ano no Brasil, a cantora Camila Cabello é a campeã, sendo responsável pela sétima trend topic mais famosa no período. Atrás dela aparece Pabllo Vittar, responsável pela oitava trend mais comentada.

O que chamou atenção no mundo

No mundo todo, os assuntos relacionados às causas das mulheres estão entre os que geraram maior engajamento. O Dia Internacional da Mulher foi o assunto mais falado durante o ano no Facebook, e a Marcha para Mulheres em Washington (EUA) reuniu mais de 500 mil pessoas que se conectaram através das redes e se encontraram pessoalmente.

Ao mesmo tempo, as redes fizeram com que as pessoas se juntassem através das tragédias. O terremoto acontecido no México foi a crise mais comentada, o que levou à arrecadação de recursos e ajuda. O mesmo valeu para o furacão Harvey, nos Estados Unidos: 20 milhões de dólares foi arrecado através de campanhas na rede.

O show One Love Manchester, realizado em homenagem às vítimas do atentado na cidade inglesa durante o show da cantora Ariana Grande, foi um dos eventos mais assistidos no Facebook, com 80 milhões de visualizadores.

O eclipse solar total, que aconteceu em agosto desse ano, foi a ocorrência que mais gerou interações físicas, principalmente entre americanos. Mais de 20 mil eventos foram combinados entre milhares de pessoas para a observação do Sol.

Eclipse solar - assuntos mais discutidos - projetual
Imagem: reprodução / Business Insider.

Como falamos, todos esses eventos e repercussões já são passados, mas nos dão dicas para saber no que apostar no próximo ano. Datas como o Dia das Mães e Dia Internacional das Mulheres e temáticas abrangentes como esportes podem nos dar dicas sobre quais assuntos investir nas redes sociais para gerar maior engajamento.

Nos canais da Projetual é possível encontrar dicas e informações constantes sobre o que mais vale a pena no mundo do marketing digital atualmente. Além do blog, também temos nosso canal no Youtube e fan page. Fique ligado!