O Instagram não para: novas atualizações elevam os níveis de interação da rede

O Instagram não para: novas atualizações elevam os níveis de interação da rede

Quem acompanhou um pouco mais atentamente as atualizações do Instagram nos últimos anos, percebeu que a rede não mede esforços para conquistar fatias cada vez maiores de fãs e usuários. Ela evolui para muito mais que um mero aplicativo de compartilhamento de fotos, fazendo muito mais que seus concorrentes diretos – como o Snapchat, por exemplo.

As últimas atualizações do Instagram já incluíram o Instagram Shopping, uma espécie de e-commerce dentro da própria plataforma; os adoráveis GIFs; e, para o futuro, já foi prevista a possibilidade de realizar chamadas de áudio e vídeo, como já falamos aqui. E as novidades não param por aí.

Atualizações do Instagram que estão chegando

Algumas das novidades mostram que o Instagram está indo para um nível semelhante ao do Facebook, buscando diversas integrações entre diferentes plataformas e oferecendo possibilidades que transgridem meras interações sociais entre usuários.

Entre as próximas atualizações do Instagram, por exemplo, deve estar a possibilidade de reservar mesas em restaurantes e comprar ingressos de cinema, tudo de dentro do aplicativo.

As compras ocorreriam via interação com contas de empresas que oferecem os serviços. Segundo o site TechCrunch, algumas empresas do Reino Unido e Estados Unidos já estão testando essa novidade, aceitando que usuários reservem mesas em restaurantes; comprem pacotes em salões de beleza; e adquiram ingressos de cinema.

Atualizações do Instagram - Projetual

Aparentemente, função funcionará de forma semelhante ao Instagram Shopping.

Se tudo der certo, é provável que esta atualização comece a abranger várias empresas de diversos países. Talvez, até mais serviços. A própria ferramenta Instagram Shopping, que já aprendemos sobre aqui, possibilitou algo semelhante, dando a chance de empresas colocarem tags com preços de produtos diretamente na publicação e linkando à página do produto.

Estas atualizações do Instagram estão abrindo cada vez mais portas para as marcas. Com mais ferramentas comerciais que se integram à convivência digital das pessoas, as empresas conseguem atingir mais diretamente os usuários ativos da rede – que já ultrapassam os 800 milhões no mundo todo.

Mais novidades interessantes

Uma novidade mais focada nas interações dos usuários também foi anunciada. Já é possível compartilhar aquilo que está sendo ouvido no Spotify diretamente nas stories do Instagram, dando a chance para que os usuários assistindo a história consigam acessar a música.

Essa função funciona dentro do próprio Spotify. Ouvindo a música, é só ir lá em “Compartilhar” que já vai aparecer a opção de partilhar via Instagram Stories.

Atualizações do Instagram - Projetual

Imagem: reprodução / B9.

A mesma coisa também é possível com os registros feitos com uma câmera GoPro. Dentro do aplicativo da GoPro, que funciona no smartphone, é possível escolher compartilhar o vídeo ou foto via Instagram Stories, no mesmo tipo de opção. Bacana, não é?

E já que realidade aumentada/virtual é algo que ganha cada vez mais notoriedade, o Instagram também aumentou seu acervo de filtros para incluir esta tendência.

Segundo o site B9, que nos apresentou todas estas atualizações do Instagram, já estão disponíveis os novos filtros de realidade aumentada. Eles representam uma das grandes apostas da rede, que é dar cada vez mais ferramentas para os usuários abusarem da criatividade na hora de fazer uma publicação interessante.

Atualizações do Instagram - Projetual

Reprodução / B9.

E aí, gostou de saber das novidades? Logo, logo será possível que as marcas aproveitam cada vez mais as possibilidades do Instagram para melhorar suas vendas.

Para continuar aprendendo sobre as mais recentes ferramentas do marketing digital, continue acompanhando os canais do Projetual. Além do blog, também postamos novidades constantemente em nosso canal do Youtube e em nosso Instagram. Fique ligado!


Por redação Projetual.

COMPARTILHE: