Benchmarking: o que é e como usá-lo a favor da sua empresa

Benchmarking: o que é e como usá-lo a favor da sua empresa

    Benchmarking é uma prática que pode trazer grandes melhorias a longo e curto prazo para a sua empresa. É uma análise do ambiente em que a empresa está inserida, com o objetivo de perceber as práticas do mercado, as novidades, e adaptar-se às necessidades do consumidor.

Por meio do benchmarking é possível analisar o que está sendo feito pelas empresas e os resultados que isto traz, bem como adaptar-se e trazer as novidades para melhorar os processos em seu negócio. O benchmarking parece ser semelhante a uma simples pesquisa de concorrência, no entanto há importantes diferenças. Conheça:

No benchmarking o foco está em melhorar as práticas do mercado, e conhece o ambiente através de parceria para dividir informações com a concorrência. Já na pesquisa de concorrência, o foco está nas métricas de performance, e a análise do ambiente é considerada uma espionagem industrial. Além disso, o benchmarking consiste em uma adaptação às necessidades do consumidor após o estudo das práticas de mercado, já na pesquisa de concorrência a intenção é copiar os processos de outra organização.

Por isso o benchmarking é uma ferramenta de melhora contínua, e não para situações pontuais. Nele há uma solução personalizada, levando em consideração todo o ambiente, pois se preocupa em avaliar e comparar com cautela o cenário, em vez de apenas aplicar uma estratégia que o concorrente está usando.

Agora você deve estar se perguntando, como o benchmarking acontece na prática? Como aplicar?

Conheça os passos essenciais:

  • Análise minuciosa do ambiente interno e das práticas empresariais. Primeiro olhar para dentro, identificando onde é preciso melhorar.
  • Identificar as empresas de destaque no mercado, chamados de grandes players: sua maior concorrência ou referência.
  • Definir a metodologia para coletar os dados que você deseja, como parcerias e convênios.
  • Analisar as práticas de mercado e estratégias relevantes das empresas que você selecionou anteriormente, identificando o desempenho e também realizando comparação.
  • Conclusões e projeções futuras sobre as metas de melhorias para a sua empresa e o que deseja alcançar, bem como traçar o método para chegar nestas metas.
  • Implementar e avaliar continuamente as ações realizadas.

Com o benchmarking, a empresa realiza um auto-conhecimento importante e abre seu olhar para conhecer novas estratégias e novas práticas de mercado pensando em seu público alvo e seus objetivos. Para saber mais dicas para melhorar a sua empresa e conhecer as tendências do mercado, continue acompanhando semanalmente o blog da Projetual.

Se você prefere uma explicação audiovisual e bem didática, confira o vídeo que nossa Diretora preparou pro Canal da Projetual no YouTube:

 

Por redação Projetual Comunicação.

Fonte: Viver de blog ; Endeavor.