Antes de iniciar qualquer planejamento de marketing algo fundamental é realizar um estudo completo sobre os consumidores da marca, ou seja, quem costuma consumir os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Quando você consegue estabelecer um perfil para estas pessoas que se relacionam com a sua marca, você está criando uma buyer persona.

Foto: Reprodução/ Bigstock
Foto: Reprodução/ Bigstock

Em linhas gerais, buyer personas e público-alvo são mais ou menos a mesma coisa, ou seja, são o aglomerado de informações sobre quem são os seus clientes ou possíveis clientes. Para descobrir exatamente quem é este grupo, você precisa, necessariamente, realizar pesquisas sérias, levantar dados concretos e realizar um monitoramento efetivo do que as pessoas estão comentando sobre sua empresa, sem esquecer que, como estamos falando de pessoas, elas podem se comportar de maneira diferente daquela que você acredita ser a real.

Como estabelecer uma buyer persona

Normalmente, na hora de traçar as características de uma buyer persona, nós caímos no erro de achar que o nosso público pensa igual a nós, o que não é verdade. Dessa maneira, se afastar um pouco do seu papel de gestor é fundamental.

Antes de mais nada, você precisa levar em consideração alguns aspectos principais da vida dos consumidores da sua marca. São eles:

Informações demográficas

É básico, mas totalmente relevante. Quando você analisa onde o seu cliente mora, qual é a idade dele e a sua renda, você consegue entender o tipo de transporte que ele utiliza, quanto está disposto a gastar com um produto

Específico, e se a sua loja, por exemplo, é perto ou não da casa dele.

Características motivacionais

Saber quais são os sonhos do seu público e o que os motiva ou não é uma maneira eficaz de descobrir formas para se aproximar de maneira verdadeira dele.

Temas favoritos

Quando você descobre o que chama a atenção do seu público, produzir conteúdo relevante se torna muito mais fácil. E conteúdo relevante, atualmente, é o que mais engaja as pessoas, principalmente nas redes sociais.

Estabelecer quem você quer atingir e como você quer atingir deixa o trabalho da sua equipe muito mais fácil e, consequentemente, garante que você venda com mais agilidade. Quer descobrir como conhecer melhor as buyer personas da sua marca? Converse conosco. Os nossos especialistas terão prazer em te ajudar.

Fontes: Marketing de Conteúdo, Tracto