Chat no site - Projetual

Você já se comunicou com uma empresa através de um chat no site dela? Se sim, deve ter percebido que a informação desejada foi obtida de forma rápida. Para a marca com a qual você se comunicou, houve vantagens que você provavelmente nem percebeu. E hoje nós vamos falar delas.

Por que ter um chat no site da empresa

Quando falamos em Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, um dos objetivos visados com a presença digital da empresa é iniciar uma conversa com um usuário a partir de um interesse despertado nele pelos serviços que a marca oferece.

Como as pessoas estão com cada vez menos tempo, especialmente quando acessam a internet, é necessário oferecer formas rápidas de comunicação para facilitar a experiência do usuário e ganhar pontos no atendimento. Ter um chat no site da empresa traz essas vantagens.

Seu site, seu território

Quando um usuário entra no site de uma empresa, ele geralmente espera encontrar todas as informações possíveis sobre ela lá dentro.

Essa página é o território da empresa, um local em que ela escolheu totalmente a forma de ser mostrada para o mundo, desde a composição do layout até cada palavra do texto.

Justamente pelo apelo e autoridade que o site possui e os interesses que levam um usuário a acessá-lo, há chances de alguém estabelecer contato com a marca diretamente através do site. Ferramentas para enviar e-mails ou disponibilizar números de telefone são estratégias um tanto ultrapassadas e que, aos olhos do usuário, são mais demoradas.

Um chat no site consegue ter a vantagem de ter uma resposta direta e se comunicar diretamente um atendente da empresa sem que ele tenha que executar o contato primeiro. Para o usuário, fica a impressão de que a empresa já está se comunicando com ele, portanto, ele não está sozinho.

Como apresentar essa forma de contato

O chat no site também é uma oportunidade para estabelecer contato com um usuário visitante, sem necessariamente esperar que ele clique no link de “Contato” dentro da página. Para isso, a possibilidade deve ser apresentada, sempre de uma forma amigável, como se a empresa se colocasse a disposição para responder a qualquer dúvida.

Como exemplo, podemos falar de dois clientes da própria Projetual, ambos com chats em seus respectivos sites: a Medworld, empresa que trabalha com móveis hospitalares. Implementamos a aba para conversas diretamente na primeira página de seu site. Olha só:

 

Chat no site Medworld
Site da Medworld, com aba do chat para responder dúvidas do usuário.

 

Chat no site - Projetual
Detalhe da página da Medworld.

Gerar possíveis clientes

Faça um teste: quando você se deparar com um chat no site de uma empresa, observe quais informações suas são requisitadas. Provavelmente, será seu endereço de e-mail ou número, certo? Isso é uma estratégia essencial para as empresas aumentarem seus clientes em potencial, ou seja, seus leads.

Uma das maiores vantagens de ter um chat no site: conseguir uma forma de conversar com um potencial cliente em outro momento. Mais do que isso, com o e-mail dele, é possível enviar conteúdos, ofertas e outras informações úteis para que ele possa aproveitar as vantagens de sua empresa no futuro – e se lembre dela.

Aqui, mais uma vez podemos usar o exemplo de um cliente Projetual, neste caso a construtora CGL. Veja só as informações que a empresa consegue de quem entra em contato através do chat.

A CGL consegue o e-mail e telefone de quem entra em contato através do chat em seu site.

Outra vantagem: banco de sugestões

Possibilitar essa conversa através do chat também pode servir indiretamente como um lugar para sugestões. Isso porque o administrador pode perceber quais dúvidas mais surgem a partir das mensagens dos clientes.

Se essa dúvida surgir porque algo no site da empresa não está muito claro, ela pode ser usada para melhorar ainda mais esta plataforma.

Da mesma forma, o chat pode servir como o próprio balcão da loja. Perceber quais informações mais atraem o cliente a partir deste contato é importante para qualificar as estratégias e vantagens do negócio.

Viu só como ter um chat no site da empresa vale a pena? Ampliar as possibilidades de contato, gerar leads e abrir portas para melhorias são vantagens que devem ser aproveitas a partir dessa ferramenta.

Se depois dessas informações você ficou interessado em fazer um upgrade em seu site, converse com a Projetual. Temos um pessoal capacitado e experiente para fazer com que você aproveite da melhor forma possível a sua presença digital. Converse conosco!