Colaborações Youtube - Projetual

Existe uma coisa que muitos criadores de conteúdo nem pensam e que fazem bastante diferença em suas vidas: colaborações, também chamadas de collabs. Principalmente para quem tem um canal no Youtube, firmar parcerias com outro canal para produzir vídeos é uma boa ideia para aumentar seu público.

Não se trata apenas de ter um novo narrador em um vídeo, mas de poder criar um conteúdo mais diversificado, realizar contatos e, acima de tudo, melhorar o tráfego do canal.

Hoje, vamos falar sobre as principais vantagens de fazer collabs em vídeos. Na verdade, elas são uma recomendação do próprio Youtube para aumentar o tráfego nos canais. Então, se você costuma produzir conteúdo de vídeo, esse texto é para você.

Por que fazer colaborações

Quem cria conteúdo e conhece outros criadores sabe que sempre existe alguma característica, qualquer coisa, que nós sempre gostamos mais que outras (e somos melhores nisso) dentro do processo. Alguns conseguem criar um ótimo roteiro, outros são craques de edição. Alguns se destacam pela espontaneidade frente às câmeras, e por aí vai.

Quando diferentes canais fazem colaborações, essas skills podem ser combinadas em um único vídeo. É possível juntar as experiências e ter um conteúdo com mais qualidade, que cative mais o público.

Esse fator também é importante para a escolha de quem vai colaborar com seu canal. É bacana fazer uma sondagem de parceiros também levando em consideração as habilidades que podem ser percebidas em seus vídeos.

A troca de conhecimento e experiência é outro ponto positivo que surge com as colaborações. O networking que é possível realizar com outro criador de conteúdo pode trazer novas oportunidades, como contato com novas empresas, parceiros, investidores, clientes, etc.

E mesmo que você tenha um canal super bacana, é bem provável que você tenha um padrão de conteúdo. As colaborações vêm com a oportunidade de criar um conteúdo diversificado, ousar mais, fazer aquilo fora do padrão para cativar o público de uma nova forma.

Conquistando novos públicos

Novos públicos, mais inscritos, mais comentários e interações: esses são os principais benefícios das collabs. É como se você combinasse os dois públicos, o seu e do criador parceiro.

Você será conhecido pelos fãs dele ao mesmo tempo que ele será conhecido pelos seus. Sim, todos ganham.

Disso também surge a importância de saber escolher um bom parceiro. Se você tem um canal para falar sobre games, por exemplo, dificilmente vai ser fácil criar um conteúdo com alguém que tem um canal sobre esportes.

Com esse tráfego maior, praticamente dobrado, é comum que novos inscritos sejam uma consequência direta das collabs.

Elaborando as colaborações

Na hora de escolher um parceiro para a colaboração, pense em alguém ligeiramente diferente que possa lhe fazer entrar no mundo de um novo público, mas não muito diferente para tornar essa entrada muito difícil.

O Viver de Blog traz alguns fatores importantes de se pensar para facilitar esse momento da elaboração: lembrar da idade do público de ambos os canais (não ser muito discrepante); considerar os temas principais dos canais (buscar proximidade); o tamanho do canal (pode ser difícil trabalhar com um canal com muitos seguidores, ao mesmo tempo que não muito vantajoso trabalhar com quem tem muito pouco); e o local onde cada um reside (a distância entre os dois pode ser um problema).

Na hora de pensar do que pode ser trabalhado nos vídeos, o site Grin. Uma boa ideia, que é bastante comum, é realizar entrevistas, no estilo perguntas & respostas, em que um convidado conhece o outro. Outra coisa bacana é fazer desafios, quando os dois fazem alguma atividade competindo e os fãs podem “torcer” pelo favorito – gerando interações nos comentários.

As ideias são várias, e dependem do tipo de conteúdo já criado pelo canal. É possível realizar aventuras juntos, discutir temas que nunca foram discutidos antes, fazer tutoriais (um ajudando no canal no outro) e por aí vai. As possibilidades são várias.

Antes de apertar o play na câmera e começar a gravar, é importante ter tudo bem elaborado. Tenha um roteiro em mente para o vídeo, desde conhecer o local de gravação, pensar nas falas previamente e ter um tempo específico para a edição e para a postagem. É um trabalho profissional, portanto, é preciso ter tudo em ordem. Inclusive, nós já escrevemos sobre como planejar conteúdos em vídeo aqui no blog.

 

E aí, gostou de conhecer mais sobre as vantagens das colaborações? Esperamos que sim. E você sabia que a Projetual tem um canal no Youtube também? Lá estamos sempre dando as melhores dicas para melhorar os resultados de suas estratégias de marketing digital. Nos acompanhe!


Por redação Projetual.