Coleta de dados: para que serve e como realizá-la?

Coleta de dados: para que serve e como realizá-la?

A coleta de dados é uma atividade constante nas equipes de marketing. Conheça um pouco mais a seguir!

Você sabe o que é a coleta de dados? Trata-se de uma prática cotidiana nas empresas, onde se colhe conteúdos relevantes por meio de plataformas, ferramentas, interações com o target, sites, etc.

É uma atividade essencial para quem precisa analisar o comportamento do consumidor e suas preferências. Além disso, coletar dados pode ajudar consideravelmente na hora de criar campanhas de marketing assertivas e gerar resultados de sucesso a partir de informações valiosas!

Vamos então entender nesse artigo o que é, por que ela é tão importante, como realizar uma coleta de dados eficiente. Acompanhe com a gente:

 

O que é coleta de dados?

Basicamente, é uma atividade rotineira de captura de conteúdos pertinentes para suas ações. Existem algumas ferramentas de análise que podem te ajudar nisso. O objetivo principal é ter ciência dos resultados da empresa e da perspectiva do consumidor.

Dados são valiosíssimos, não é mesmo? E, na era digital, é bem fácil de se trabalhar com eles. Exemplo disso são os dados de navegação, respostas aos e-mails marketing, etc. Ou seja, são reações que geram informações sobre como seu consumidor se comporta na internet. E, analisando o que foi coletado, é possível converter isso para uma boa estratégia.

 

Por que isso é importante para a sua estratégia?

Faz parte do dia a dia de uma equipe de marketing de sucesso. É a compreensão de que estas informações digitais refletem tudo o que você deve entender sobre seu público. Então, com a coleta de dados:

  • ações serão otimizadas e estratégicas;
  • campanhas ficarão adequadas;
  • poderá entender o que o usuário pensa de sua marca.

 

KPIs são essenciais

Os indicadores-chave de performance são uma das melhores formas de acompanhar métricas relevantes para sua empresa, como seu ticket médio ou número de leads conquistados. É muito importante ter controle disso, e ainda sempre ter dados novos para entender como a empresa está refletindo e para que os KPIs sejam melhorados.

Dessa forma, com a coleta de dados, sua empresa conseguirá:

  • reconhecer práticas e nível satisfação dos clientes;
  • nutrir um relacionamento com eles;
  • estruturar otimizadamente novas campanhas.

Vamos entender, então, como realizar uma boa coleta de dados? Confira nas próximas linhas:

 

Como fazer uma coleta de dados eficiente?

Para realizar uma boa coleta de dados, é importante, primeiramente, entender como fazer. Além disso, é mais do que necessário ter entendimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, para não comprometer os dados coletados de seus clientes.

Assista clicando aqui ao webinar entre nossa Diretora Milena Mancini e o Advogado Especialista Sérgio Henrique Tedeschi sobre “O que muda no Marketing Digital com a Lei Geral de Proteção de Dados?”

Claro, é imprescindível realizar, antes de tudo, um bom planejamento da sua estratégia. E isso inclui a coleta de dados. Essa é uma atividade importante no cotidiano é de uma equipe marketing. Afinal, essa busca deve ser feita com frequência, pois os softwares utilizados trarão novos dados todos os dias.

A análise destes dados talvez seja a parte mais importante de todo o processo. Pois, uma análise bem feita é que fará com que estes dados se transformem em informações essenciais para as sua campanhas atingirem as pessoas certas.

Formulários, por exemplo, são bons coletores de dados, como pesquisa de satisfação do cliente. Facilmente você consegue criar um para acompanhar e coletar dados relevantes. Já o Google Analytics é a principal ferramenta para um bom gerenciamento de dados. A própria ferramenta cria dashboards com as principais métricas que você precisa e que mais são interessantes para a sua empresa.

Como a ferramenta já calcula todas as métricas, a parte da coleta dos dados acaba sendo facilitada. Existem ainda outras ferramentas, como o UpMiner, mas a mais utilizada ainda é o Google Analytics.

Em seguida, entra a etapa da análise para o real entendimento do que está sendo feito. E já está na hora de colocar tudo isso em prática em suas ações.

Agora que você já sabe o que é e como fazer uma boa coleta de dados, conte com a nossa equipe de marketing para otimizar os resultados da sua empresa! É só clicar aqui para falar com a gente. Até mais!

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