Como calcular o investimento em marketing digital

Como calcular o investimento em marketing digital

Se você tem uma empresa, possivelmente já se pegou fazendo algumas dessas perguntas: quanto devo investir em Google Adwords? Quanto custa a produção de conteúdo para a minha página? E os anúncios do Facebook, quanto realmente de dinheiro devo investir para ter retorno? Uma resposta é certa: tudo depende da realidade da sua empresa, mas as dicas a seguir te ajudarão a calcular.

Antes de tudo, saiba qual é o seu lucro

Depois de calcular as despesas da sua empresa, você terá o valor do seu lucro. Se a sua margem de lucro ultrapassa os 15%, você pode considerar que o seu lucro é positivo, então há uma boa margem para você investir. No entanto, se os seus índices não chegam a 15%, o ideal é você analisar quais são os produtos/serviços da sua empresa/marca que mais movimentam o caixa e investir mais neles, até para você poder garantir mais vendas e, futuramente, mais dinheiro para reinvestir.

Quanto menor a empresa, mais ela precisa investir

Engana-se quem pensa que empresas novas ou menores precisam investir menos que as marcas já consolidadas. A ideia é que empresas pequenas necessitam ser mais vistas e também não podem fugir do trabalho de branding, de lembrança de marca – coisa que as maiores não precisam mais fazer. Logo, proporcionalmente, as pequenas e médias empresas não podem tentar basear as suas estratégias a partir de um orçamento mínimo. Quem quer retorno precisa investir.

Quanto exatamente?

Enquanto as estimativas indicam que empresas consolidadas devem investir de 6 a 12% em marketing digital, o número para as empresas novas chega aos 20%. O motivo do número ser maior faz parte de um cálculo que soma a necessidade de posicionamento, as margens de lucro, a concorrência e a capacidade de inovação nos produtos ou serviços ofertados. A média deve levar em consideração todas essas variáveis para garantir que o investimento seja mais assertivo.

Além de tudo isso, contar com uma consultoria de marketing digital é importante para que você não seja enganado por profissionais inexperientes ou que prometem aquilo que não pode cumprir. Converse conosco e descubra como podemos colaborar com a sua empresa.

Por redação Projetual Comunicação.

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