O Instagram se torna uma rede social cada vez mais importante para quem deseja alavancar os negócios na internet. Com milhões de usuários conectados o dia inteiro, o aplicativo pode ser o ponto de virada e tornar a sua marca muito conhecida. Mas é importante que você saiba como conseguir seguidores para não ficar falando sozinho.

Existem aplicativos e serviços que automatizam as ações na rede social ou oferecem um número X de novos followers, mas ter seguidores orgânicos é muito melhor. Números inflados não trarão nenhum benefício para a sua marca. Por outro lado, seguidores verdadeiros irão se engajar com o seu conteúdo e ajudar a tornar a sua empresa ainda mais conhecida.

Por isso, confira nossas dicas de como conseguir seguidores no Instagram.

1. Publique conteúdo de qualidade com regularidade

No Instagram, é a qualidade do conteúdo que vai atrair o público. Poste com frequência boas fotos e stories que tenham relação com a área de atuação da sua empresa, e mostre detalhes que a sua audiência gostaria de conhecer.

Se você tiver uma empresa de moda, por exemplo, pode mostrar fotos da campanha atual, como também o making of, sugestões de looks e até fotos dos seus clientes usando os produtos.

2. Observe a sua concorrência no Instagram

Além de manter a regularidade nas suas publicações, é importante fazer uso dos cortes e filtros para que as imagens tenham a melhor qualidade possível. Uma boa maneira de descobrir quais são os recursos que funcionam bem na rede social é observar outros perfis de sucesso para se inspirar.

3. Utilize as hashtags mais populares

Se no Facebook o uso de hashtags não emplacou, no Instagram elas são essenciais para o seu sucesso. Utilize ferramentas como o Websta para descobrir quais são as hashtags mais populares do momento e aplique-as ao seu conteúdo.

A fim de conseguir seguidores, também é possível seguir usuários que curtiram conteúdos com essas hashtags e que possam se interessar pelo seu perfil. Mas use essa tática com parcimônia: o Instagram considera prática de spam seguir muitos usuários ao mesmo tempo e pode diminuir o alcance das suas postagens.

4. Incentive a interação entre seus seguidores

O algoritmo do Instagram funciona de uma maneira bem clara: quanto mais engajamento o seu post recebe, maiores são as chances de ele aparecer nos destaques. E, consequentemente, ganhar novos seguidores.

Para que isso aconteça, não deixe de incentivar a interação entre os seus seguidores. Faça perguntas, mostre que o like será muito apreciado e responda aos comentários.

5. Faça posts patrocinados

O Instagram permite que você impulsione os seus posts e defina qual é o público-alvo da publicação. Dessa maneira, poderá impactar os usuários mais propensos a seguir a sua conta. Não precisa fazer um investimento grande para patrocinar um post, mas lembre-se que o sucesso da campanha é proporcional ao valor gasto.

6. Monitore os resultados dos seus posts

Uma boa maneira de descobrir a fórmula de como conseguir seguidores no Instagram é monitorar os resultados das suas postagens. Observe as métricas da rede social e de ferramentas como o Iconosquare para descobrir quais posts obtiveram uma melhor performance.

Quer aprender ainda mais sobre o Instagram? Conheça o nosso curso Instagram na prática para empreendedores!