Online Marketing

Na era das redes sociais conseguir aproximar uma marca do seu público alvo de forma espontânea é um dos grandes desafios das empresas que buscam por assessoria em comunicação online.

Nesse momento de diálogo direto entre marcas e consumidores, em que é crescente a necessidade de humanizar as empresas e fazê-las se comunicar com seu consumidor para criar laços de afinidade, uma das possibilidades é criar uma “Persona” para a marca. Essa “Persona” deve reunir as mesmas características, valores e ideias do seu público-alvo, facilitando assim o relacionamento entre pares.

Essa Persona pode se tornar um personagem que ajuda o consumidor a escolher produtos e dá dicas de compras, como é o caso da Lú do Magazine Luiza, ou servir como base para ‘saber com quem você está falando’ e interagir com seu público de forma mais direta e emocional.

Para criar esse personagem é importante levar alguns pontos em consideração e ter algumas perguntas bem claramente respondidas.

Como definir uma Persona?

Para criar a Persona da sua marca de forma fácil faça um questionário com perguntas básicas sobre o seu público-alvo:

–            Quem é o seu cliente em potencial?

–            Por quais assuntos ele se interessa?

–            Quais as atividades que ele realiza?

–            Onde ele costuma buscar informações e que tipo de informações são essas?

–            Quem influencia nas decisões de compra?

Com a necessidade dos consumidores atuais terem uma presença ‘humana’ quando entram em contato com um empresa, as Personas se tornaram muito úteis e dão ao consumidor a sensação de que estão falando com um vendedor ou até mesmo um outro consumidor que pode passar as informações que ele precisa, com a confiança que ele busca.

Pela necessidade de atendimento aos seus Promoters de forma individual e separada dos consumidores, a empresa Oceanic Cosméticos, cliente da Projetual, criou a Persona “Marisol”. Para conhecer o perfil acesse www.facebook.com/promoter.oceanic. E para avaliar a necessidade de sua empresa de também criar – ou não – um personagem para Atendimento online, entre em contato conosco.

Fonte: iMasters, Resultados Digitais