Como o novo posicionamento do Instagram interfere no seu conteúdo?

Como o novo posicionamento do Instagram interfere no seu conteúdo?

Já falamos por aqui sobre as boas práticas no Instagram que você precisa ficar atento, e entre elas misturar diferentes tipos de conteúdo para que a marca possa se destacar.

Porém, recentemente, Adam Mosseri — head do Instagram, divulgou que a plataforma não se posiciona mais como um app para compartilhar fotos. Os quatro campos que a rede irá concentrar seus esforços são: criadores de conteúdo, vídeos, compras e troca de mensagens.

Aí, você deve estar se perguntando: devo parar de produzir conteúdo em fotos e fazer apenas dancinhas no reels?

Aqui vai um spoiler: NÃO!

Quais são as novidades do Instagram e como isso impacta na forma de produzir conteúdo

Muita gente ficou esbaforida ao saber do novo posicionamento do Instagram, afinal, o engajamento da rede está menor para quem entrega conteúdo apenas de forma orgânica. Aí, o receio ficou ainda maior após a nova tomada de decisão.

Mas, é preciso ter cautela e ser estratégico neste momento. Também é importante lembrar que o Instagram é uma empresa, logo, visa lucro. A mudança de posicionamento é uma resposta ao boom gerado pela rede social concorrente: o TikTok. “Sejamos honestos, há uma competição muito grande neste momento. O TikTok é enorme, o YouTube é ainda maior, e há muitas outras plataformas se destacando também”, disse Mosseri.   

Mas, sem mais rodeios: a rede social não deixará de entregar conteúdo com imagens estáticas, mas nos próximos meses, os usuários vão perceber mais espaço para recomendações, com perfis ou conteúdos no feed que as pessoas ainda não seguem. Além disso, a plataforma quer aumentar sua força com conteúdos em vídeo focado em produção para celular.

Isso indica que a sua marca precisa ser ainda mais criativa e estratégica na produção de conteúdo. E, se ainda não tem o hábito de produzir vídeo, não dá mais para adiar!

Como usar o reels sem fazer dancinha

Você pode fazer um vídeo criativo para divulgar seu produto. Por exemplo, se a sua marca é do setor alimentício, usando o temporizador da ferramenta, você pode fazer um vídeo de receitas.

Se a sua marca oferece algum serviço de suporte, que tal gravar um vídeo tutorial bem rápido e prático ensinando algo que o público adoraria aprender?

Outro tipo de conteúdo que sempre dá super certo são os vídeos de bastidores! Já pensou se não é interessante mostrar como os produtos são desenvolvidos?

Uma dica de ouro: tire um tempinho do seu dia e assista alguns reels. Você vai notar que algumas tendências se repetem. Você pode aproveitar a trend para o seu nicho de mercado.Viu só que reels não é sinônimo de dancinha?

Gostou das dicas? Antes de tudo, você deve ter em mente que a produção de conteúdo nas redes sociais está diretamente relacionada com construir valor agregado à sua marca, produto ou serviço. Por isso, é claro que estar atento às tendências que as plataformas utilizam é fundamental para que o seu conteúdo continue alcançando o seu público. Mas, a qualidade do conteúdo deve ser sempre priorizada.

Conte com a Projetual para traçar a estratégia adequada para a sua marca, fale com a gente.

Crédito – Imagem: Photo by Claudio Schwarz on Unsplash