Planejtar conteúdo de vídeo é o primeiro passo para produzir com qualidade
Quem acompanha as redes sociais já percebeu que os vídeos atualmente são uma aposta para quem criar um conteúdo dinâmico e diverso. Tanto via streaming quanto por canais no Youtube, os vídeos são uma maneira versátil de conectar-se com o cliente. Tutoriais, dicas, divulgações, sorteios, vídeo-aulas: são várias as possibilidades de um conteúdo em vídeo, e tudo depende de como você quer divulgar sua marca e impactar o cliente. Mas para produzir algo de qualidade e não ser "apenas mais um(a)", uma coisa em especial é um grande diferencial: planejamento. Nesse texto, trazemos algumas dicas de planejamento para quem quer produzir vídeos de forma profissional. Resultado de imagem para brainstorm

Foto: reprodução / Siteware

1º: Reunindo ideias

Isso é o primeiro passo para qualquer produção de conteúdo. Reúna profissionais criativos, que já conheçam bem o funcionamento de sua empresa e o público-alvo. Depois, é a hora de fazer o famoso brainstorm, e colocar as ideias na mesa. É através daqui que as primeiras noções de o que fazer e como fazer irão surgir. Nesse momento, deixe as ideias fluírem, reunindo todas as informações úteis que poderão produzir um conteúdo de qualidade. Pense em qualidade, quantidade, público-alvo, investimento, objetivos. Em suma, todos os pontos principais da estratégia do seu conteúdo.

2º: Briefing

Depois de reunir todas as ideias importantes, está na hora de colocar por escrito todos os itens relevantes para a produção de conteúdo, ou seja, criar um briefing. O briefing é uma espécie de "passo a passo" que contém todas as informações importantes para produzir o conteúdo de maneira eficiente e atingir o objetivo estipulado. Aqui vem todas as informações pertinentes a produção do vídeo: onde ele será gravado; por que será feito; qual a linguagem utilizada; qual o tipo de vídeo gravado dentro do seu segmento (se será um sorteiro, tutorial, divulgação de produtos, etc.); qual o investimento. Enfim, tudo que balizará a produção do começo ao fim.

3º: Roteiro

Espontaneidade muitas vezes não é para muitos, e ficar cara a cara com a câmera sem um planejamento pode fazer que as coisas fujam de controle. Nesse sentido, um roteiro é bem válido para ter em mente exatamente como será o vídeo. Elas são bem vindos principalmente em vídeos que tem propósitos mais específicos, como vídeo-aulas, tutorais ou dicas. No roteiro pode contar os detalhes do cenário, o vestuário, a sequência das cenas e falas, posicionamento da câmera, cortes e edições. Efeitos visuais ou da trilha sonora também podem constar, que vão inclusive balizar a atitude de quem está atuando. Basicamente o roteiro é um passo a passo para depois que a câmera for ligada. Resultado de imagem para escrevendo digitando

Foto: reprodução / Adrenaline

4º: Prazos

Eles fazem parte de qualquer planejamento. Todo conteúdo eficiente exige uma sistematização, desde a produção até sua divulgação. Nesse caso, é eficiente ter um modelo de calendário, considerando todo o tempo necessário para a a gravação, edição, postagem, e periodicidade do conteúdo. Se você pretende postar vídeos semanais, por exemplo, uma boa ideia é seguir um sistema mais ou menos como esse: segunda-feira: criação do roteiro; terça feira: dia de gravação na empresa; quarta-feira: revisão da gravação, correções e possíveis regravações; quinta-feira: edição; sexta-feira: finalização do vídeo e conteúdo para postagem; sábado: postar o vídeo na rede.

5º: Bons equipamentos garantem qualidade

E o efeito que trazem para o resultado final causam um impacto muito positivo no espectador. Bons equipamentos têm uma relação direta com a autoridade e credibilidade do seu conteúdo, já que um vídeo em com som e imagem perfeitos são muito mais atraentes do que vídeos amadores. Queremos dizer que não basta uma webcam e o captador de áudio do próprio captador, mas sim equipamentos de qualidades. No fim, isso também é uma grande diferença para que o seu vídeo não se torne "apenas mais um" entre muitos.

6º: Investindo na edição

É o momento da finalização, e que pode determinar com "quais olhos" o público verá o seu vídeo. Aqui é importante juntar todas as pessoas necessárias para criar um conteúdo de qualidade. Imagem e sons perfeitos, as melhores cenas, os efeitos certos. Tudo isso é trabalhado para se transformar em um vídeo ideal. Na verdade, estamos falando sobre isso para dizer que a edição é importante e sempre deve ser considerada e levada com carinho e dedicação, já que exerce grande efeito no olhar do espectador.   E então, gostou das nossas dicas? Que tal ficar ligado em mais informações sobre marketing digital através do canal da Projetual no Youtube? Venha conhecer a nossa maneira de produzir conteúdo em vídeo!   Por redação Projetual, com informações de Resultados Digitais.