Como planejar e preparar seu e-commerce para a Black Friday de 2021

Como planejar e preparar seu e-commerce para a Black Friday de 2021

Faltam dois meses para a Black Friday deste ano, mas você já deve criar o planejamento para as campanhas promocionais a partir de agora. Deixar para pensar nisso em cima da hora, sem dúvidas vai criar dor de cabeça e você pode ficar para trás do seu concorrente que já criou metas agressivas para a maior ação de vendas antes do Natal. 

O mercado das compras online está super aquecido desde o ano passado, em que fomos forçados a passar mais tempo em casa e, consequentemente, fazer nossas compras online. 

Como preparar seu site para a Black Friday

Em períodos festivos, em que as pessoas gostam de presentear umas às outras, os e-commerces ganham picos de acessos. Durante a Black Friday isso não é diferente. Por isso, nada pior que um site que não aguente um grande número de acessos no momento em que as pessoas estão interessadas em comprar o seu produto. 

Se o seu plano de hospedagem suporta um número limitado de acesso, vale a pena aumentar o recurso para este período do ano. 

Dica extra: mantenha isso também para o Natal. 

Velocidade do site 

Nós já falamos aqui sobre a importância de um site ter um carregamento rápido. Quando um site demora para abrir a página, aumenta as chances de desistência em permanecer logado. 

Configure o SSL

Sabe aquele cadeado que aparece ao lado da URL do site? Isso significa que o SSL (secure sockets layer) está ativado e os dados de quem navega pelo site estão seguros.

Quando se trata de um e-commerce, em que o público colocará dados bancários ali, ativar o SSL é fundamental, afinal, ninguém quer fazer compras em um site onde as suas informações poderão ser criptografadas por qualquer um. 

Crie uma identidade visual exclusiva para a campanha 

Ao criar uma identidade visual para a campanha de Black Friday, os consumidores já saberão do que trata o conteúdo assim que virem um post na rede social ou um banner com desconto na página inicial do site. Essa é uma maneira de criar uma espécie de “lembrete” na mente do público. 

Utilize outros meios de divulgação 

Antes mesmo do dia oficial, que em 2021 será no dia 26 de novembro, comece a instigar seu público-alvo em outros meios de comunicação. Uma dica de ouro é aproveitar o histórico de Black Fridays anteriores e entender quais os produtos mais buscados e comprados pelos clientes, oferecer condições especiais e avisar as ações promocionais antes e de maneira personalizada para assim conquistar bons resultados.

Use as redes sociais

O Instagram possui diversos recursos que podem ser muito bem aproveitados nesta época! Converse com a sua audiência pelos stories, descubra o que eles estão interessados em comprar, se preferem cupom de desconto, frete grátis, desconto progressivo…enfim, ouça o que eles têm a dizer. 

A opção de criar uma loja é uma excelente maneira de divulgar preços mais baixos dos produtos!

O e-mail marketing ajuda a converter em vendas 

O e-mail é outro canal de comunicação que contribui para alcançar leads! Durante a Black Friday, o e-mail marketing só ganha ainda mais relevância, isso porque você tem a faca e o queijo na mão, notificando os contatos que já demonstraram interesse na sua marca.

Se você ainda não possui uma base de leads, ainda dá tempo de criar até novembro! Conte com a Projetual para lhe ajudar! 

Prepare os descontos com antecedência

Não esqueça do que seus clientes realmente querem: descontos! Por isso, separe um tempo para planejar quais produtos você colocará em oferta. Para isso, é fundamental olhar para o seu estoque, pois nada adianta você colocar em promoção um produto que não suportará um número elevado de vendas. Do contrário, isso pode ser um tiro no pé e queimar a imagem da sua empresa. 

Pense nos produtos que possuem a maior margem para descontos, os que estão parados no estoque e em produtos que vendem bem e podem ser a porta de entrada para outras vendas. 

Aproveite para criar relacionamentos 

Como falamos antes, durante a Black Friday é quando seu site ganhará um tráfego maior do que no resto do ano, que tal aproveitar o momento para fidelizar clientes e criar um relacionamento com eles? 

Depois de conseguir novos contatos, a partir do preenchimento de cadastros e formulários de compra, você pode planejar outras ações de marketing para esta base de contatos que já demonstraram real interesse. 

Outra maneira de continuar conquistando este público é com conteúdo de qualidade nas redes sociais, blog e e-mail marketing. 

Conte com a Projetual para planejar a maior Black Friday da sua empresa! Entre em contato com a gente! 

Fonte: Imagem – Photo by rupixen.com on Unsplash