Como realizar uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Como realizar uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Dicas para aprimorar seu trabalho, garantindo máxima eficiência em suas campanhas de e-mail marketing

Como imaginamos, uma campanha de e-mail marketing não se torna um sucesso por acaso. É essencial muito planejamento e atenção às particularidades, que quando juntas, possibilitam atingir os objetivos propostos. Vejamos algumas dicas primordiais para que sua campanha tenha os resultados atingidos.

a282bac6-c40c-4481-a091-a09e497a265d

Fonte: Fotolia

Primeiramente, deve-se conhecer o público de forma bastante próxima, isso pode ser através de pesquisas ou até mesmo na identificação de traços de consumo, buscando perceber quais os interesses e por conseguinte, segmentá-los. Quanto mais segmentada for sua mensagem, criando variações de e-mails marketing para perfis de destinatários diferentes, melhor será seu resultado (tanto de abertura quanto de conversões).

Após isso, o segundo passo está na criação da mensagem, clara e objetiva, para que  não gere confusão ao ser lida. Todo conteúdo precisa estar coeso e direto, então nesta etapa procure contar com os conhecimentos de profissionais de comunicação, pois estarão aptos a identificar de que forma a mensagem deve ser passada para um certo público, de forma rápida e certeira.

Seja criativo, porém tome cuidado para não exagerar. Muitas empresas, ao criarem conteúdo extravagante, esquecem de conciliar a ideia à marca da empresa. Por isso, toda mensagem deve estar vinculada à imagem que a empresa estabeleceu no seu Plano de Comunicação online.

Definida a mensagem, pense na estrutura das informações, dando uma hierarquia a elas. Faça um layout limpo e não esqueça do call to action. Monte seu e-mail marketing em html e não esqueça da leitura em smartphones: pense em um layout responsivo, sempre! Caso não saiba programar, utilize templates de softwares de disparo de e-mail marketing, como o E-Goi (excelente ferramenta para métricas, inclusive).

Por fim, monitore os resultados obtidos, pois é importante aprender com os erros, assim como aprimorar cada vez mais os acertos. Novas abordagens são sempre bem vindas, porém nunca esquecer de conferir suas repercussões.

Confira o vídeo, também disponível em nosso Canal no YouTube: “E-mail Marketing Vale a Pena”?

Por Redação Projetual.