Comunicação Integrada: Saiba como ela pode impactar positivamente a sua marca!

Comunicação Integrada: Saiba como ela pode impactar positivamente a sua marca!

O texto de hoje é sobre Comunicação Integrada! Mas, antes de começar, pense na seguinte situação…

Você precisa contratar um serviço, então entra em contato com uma empresa por alguma rede social, lá a empresa fala uma coisa. A seguir, você conversa pelo WhatsApp, porém, nesse canal a conversa muda de tom. Depois, você acessa o site, e lá a empresa se comunica de outro jeito.

Depois de tudo isso, para você, parece que a marca tem várias personalidades e você não sabe com qual delas está falando.

Por mais simples que isso pareça, essa desconexão é algo que prejudica muito o desenvolvimento de uma marca e o que ela transmite ao seu público.

Isso também demonstra um problema sério enfrentado por muitas empresas, que é a ausência de uma Comunicação Integrada. Quer entender o que é isso e por que ela importa para você? Então continue lendo o texto!

O que é a Comunicação Integrada?

A Comunicação Integrada (C.I.) é um conjunto de ações realizadas com o objetivo de unificar o que a empresa diz para o seu público. Além disso, essas ações também garantem que a voz e a mensagem da marca seja a mesma em todos os seus canais, independente do formato.

Ou seja, com a C.I., você pode contatar uma empresa pelas redes sociais, por chat, por aplicativos de mensagens, ou qualquer outro canal e a forma de se comunicar e o atendimento serão os mesmos.

Os níveis da Comunicação Integrada

A C.I. é importante para garantir a coerência da mensagem em diferentes níveis. Existem 4 níveis de comunicação que devem ser trabalhadas:

Horizontal: Esse nível abrange todos os departamentos da empresa. Para ter sucesso, ele precisa integrar os setores administrativo, financeiro, produção e comunicação.

Vertical: Aqui, a comunicação precisa estar alinhada à missão da empresa.

Interna: Na comunicação interna, toda a equipe precisa estar informada sobre os produtos e/ou serviços da empresa. Além disso, ela precisa ter conhecimento dos anúncios publicitários e das parcerias que estão vigentes no momento. Desse modo, as decisões tomadas estarão alinhadas com a empresa e manterão a coerência da sua mensagem.

Externa: Esse ponto diz respeito aos parceiros que as empresas tem para manter seus negócios ativos. Aqui, ainda que não pertençam a empresa, a comunicação deles deve ser coerente ao modo que a comunicação interna é feita. Por isso, quando há terceirização de serviço, é preciso garantir que os novos parceiros se comuniquem de forma consistente e condizente com a imagem e propósito da empresa.

Como isso fortalece uma empresa?

Ao estar presente em diversos canais de comunicação, a sua empresa demonstra preocupação com todos os tipos de públicos. Isso porque, essa presença multicanais demonstra compatibilidade com as preferencias de comunicação do seus clientes.

Sobre isso, alguns dos resultados alcançados nesse trabalho estratégico são a vantagem competitiva, a economia em gastos desnecessários, o aumento da credibilidade e, claro, a confiabilidade.

Desse modo, com um trabalho alinhado e metas bem definidas, é possível levar a sua empresa para cada vez mais longe. Isso tudo sem perder a sua identidade e a coerência na sua mensagem!

Se você já percebeu a importância da Comunicação Integrada para a sua empresa, mas ainda não sabe como colocar isso em prática, a Projetual é para você! Somos especialistas em Comunicação Integrada de Marketing. Para falar conosco, clique nesse link!

Fonte: Imagem – Freepik.com