Copa do Mundo - Projetual

Segundo estimativas da FIFA, nada menos que 3,6 bilhões de pessoas estarão assistindo aos jogos da Copa do Mundo da Rússia, que inicia no dia 14 de junho, quinta-feira.

As marcas patrocinadoras da Copa já aproveitam para incluir os grandes atletas e estrelas brasileiras para criar engajamento aproveitando o evento mundial, a exemplo do McDonald’s que utilizou Anitta e Neymar Jr.

É óbvio que milhões de brasileiros estarão acompanhando o evento e seu clima. E como uma marca pode aproveitar a ocasião para gerar engajamento com seu público? Como aproveitar que todo mundo estará numa energia parecida para chamar a atenção para ações da marca?

Imagem, conteúdo, campanhas e concursos podem usar o pano de fundo da Copa do Mundo para atrair o público, da mesma forma que fazem grandes datas comemorativas.

Oportunidade para se atualizar

Esse o momento ideal para mudar um pouco a imagem da empresa no ambiente digital. Mudar as imagens nas redes sociais, criar conceitos especiais para os conteúdos visuais e até lançar produtos com a cara e as cores da bandeira nacional é uma maneira de entrar no clima e atrair os aficionados por futebol.

A forma com que a empresa se apresenta neste momento pode ser bastante personalizada, tanto na imagem quanto na criação de conteúdo.

Usar sites como o Google Trends e ficar de olho nos Trend Topics do Twitter são maneiras de ficar por dentro do que está sendo mais comentado neste momento – quais jogadores, situações, jogos, etc. Na hora de criar conteúdo para blog ou Facebook, são boas ferramentas para balizar a produção.

Usar o bom humor

É um bom momento para usar a espontaneidade. O clima de Copa de Mundo é de descontração e união. Utilizar as redes sociais da empresa para mostrar como ela também está nesta empolgação é ideia bacana.

Nos dias de jogos da seleção brasileira, é possível juntar os funcionários para aproveitar e assistir a partida. O sócio-proprietário da agência eSense Marketing, Luciano Domingues, dá a dica de fazer stories no Instagram mostrando como a empresa está na sintonia da Copa.

É o momento para cair na descontração, já que o público está mais suscetível para este tipo de conteúdo. Não precisa ter medo de explorar ideias mais criativas e divertidos, já que são estas que irão gerar mais engajamento.

Copa do Mundo - Projetual
Um pouco de otimismo vai cair bem neste ano, né?

Promoções e campanhas

Brindes, descontos, promoções e concursos podem ser bastante explorados neste momento. Concursos culturais envolvendo a criatividade do público da marca e prêmios para as melhores respostas podem ser feitos, por exemplo.

Como muita gente já está participando de bolões, que tal pedir para seus clientes “preverem” resultados dos jogos e premiar aqueles que acertarem perfeitamente?

Existem várias ideias semelhantes que podem ser aplicadas e que certamente vão gerar engajamento com o público, envolvendo alguma espécie de bonificação.

O que não é permitido

Em meio à empolgação de criar um conteúdo diferenciado, é importante ter em mente algumas coisas que não são permitidas e podem acabar sendo ignoradas.

Entre as práticas proibidas, estão:

  • Usar as marcas da FIFA e da Copa do Mundo FIFA 2018 sem prévia autorização das empresas;
  • Distribuir ingressos para os jogos sem ser patrocinador;
  • Produzir e vender produtos que fazem referência à marca FIFA sem prévia autorização;
  • Fazer ações promocionais vinculadas à Copa, sem ser patrocinador.

Ficar por fora dessas práticas é simples, e ainda existe uma grande gama de possibilidades para criar ações interessantes.

Viu só? É possível aproveitar a Copa do Mundo para fazer seu público gerar mais engajamento com sua marca e atrai-lo com situações que vão gerar uma imagem positiva para a empresa.

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Por redação Projetual, com informações de AdNews.