Cupons de desconto - Projetual

Quase sempre quando entramos em um grande canal de e-commerce recebemos a mensagem para aproveitar um desconto especial de primeira compra, não é? Essa estratégia de cupons de desconto não serve apenas para aumentar as vendas em períodos difíceis, mas uma técnica ímpar para aumentar a clientela e criar um relacionamento amigável com o público.

Ao oferecer os benefícios em momentos certos, uma atração maior recai sobre o usuário que, na maior parte das vezes, vai pensar muito antes de decidir não aproveitar a oportunidade da sua loja.

Além de aumentar o número de itens no carrinho, os cupons de desconto trazem benefícios úteis para qualquer e-commerce manter seus resultados positivos. Com a ajuda do E-commerce News, hoje vamos falar de alguns.

Fisgando um novo cliente

Alguns sites oferecem cupons de desconto para primeiros clientes logo quando eles entram no site. 10% ou 20% de desconto certamente será um grande chamariz para fazer com que aquele visitante de fato se torne um cliente e passe a se relacionar com sua marca.

Um fato que já sabemos também ajuda neste sentido: a maior parte das pessoas pesquisa na internet produtos que já pensam em comprar. Portanto, a loja que oferece o diferencial de um desconto na primeira compra poderá ser a escolhida por aquele usuário que já sabe o que quer adquirir, pensando que os preços variam pouco entre os diferentes canais.

Fazendo valer o e-mail marketing

É claro que você simplesmente não vai oferecer o desconto, mas vai pedir uma pequena coisa em troca. Neste caso, para que o cliente possa aproveitar o cupom de desconto, a maior parte das lojas virtuais pedem para que ele assine a newsletter do site.

Incluindo o e-mail dele na lista de usuários que receberão e-mail marketing, ele poderá ficar a par de outras promoções de site, que certamente vão fisgar a atenção dele.

Segmentação é o canal

Não se oferece as mesmas vantagens para um cliente antigo e um cliente novo, certo? O novo precisa ser atraído com algo que não encontra em outro lugar, e o antigo quer ser lembrado como um cliente valioso para aquela loja.

É uma boa criar cupons diferenciados e formas de relacionamento específicas para esses dois perfis. Aqueles que entram no site pela primeira vez podem receber de cara uma oferta de cupons, que poderão aproveitar depois de cederem o e-mail.

Já os clientes fidelizados podem receber cupons de desconto algumas vezes por ano, seja no mês de seu aniversário ou quando completarem alguns meses sem comprar, por exemplo.

Uma outra estratégia extremamente útil é oferecer descontos apenas para quem está na lista de e-mail marketing. Você pode enviar um conteúdo via e-mail oferecendo uma oferta por preço limitado, apenas por quem comprar por lá. É uma boa estratégia de manter seu público de e-mail marketing funcionando e convertendo resultados.

Acima de tudo, é uma ferramenta para que eles não tirem a assinatura de sua newsletter, já que sempre vão querer aproveitar novas promoções.

Frete grátis estratégico

“Frete grátis” é uma frase que toda pessoa que compra online gosta de ler. Ela é uma oportunidade de ganhar o público, que poderá aproveitar a vantagem se cumprir certas condições, como ultrapassar certos valores com o carrinho.

Um estudo do Ibope E-commerce já mostrou que o alto valor do frete é um dos principais motivos para o abandono dos carrinhos. Um cupom de frete grátis certamente ajuda a mudar esse quadro.

Ele é um grande chamariz que pode ser anunciado nas redes sociais da loja para que vários públicos diferentes possam aproveitar, por exemplo.

Movimentar o estoque

Quem observa a estratégia dos cupons de desconto nas lojas virtuais por aí já deve ter percebido que muitas redes fazem promoções com produtos específicos, do tipo “leve 3 pague 4” ou semelhantes.

Eis uma estratégia para movimentar aquele estoque que está há tempo parado, dando a chance do usuário levar “um pouco a mais”. Na cabeça dele, ele estará aproveitando uma grande oportunidade de desconto. Para você, ficará a chance de concretizar uma venda que normalmente não faria.

Também é uma boa ideia para aproveitar bonificações de fornecedores ou resultado de parcerias com marcas.

Aumentar o ticket médio

Novamente algo que pode ser aproveitado. Um desconto pode criar um efeito psicológico no usuário que se verá na frente de uma grande oportunidade: levar um ou dois itens à mais pode ser a oportunidade que ele tem de comprar algo que quer muito, aproveitando vantagens imperdíveis.

Aí, novamente os cupons de desconto se tornam úteis. Crie cupons para itens e valores específicos, como dar frete grátis ou desconto de tantos por cento para compras acima de um valor específico. Certamente o ticket médio de sua loja vai aumentar.

Cupons de desconto - Projetual
Exemplo de cupom que pode ser utilizado em sua loja virtual. Imagem: Vale Cupom.

Cupons de desconto = formas de relacionamento

Como falamos no começo, os cupons não são estratégias apenas para aumentar o número de compras. Nem servem apenas para garantir novos clientes. Acima de tudo, eles são ferramentas que melhoram o relacionamento da marca com seu público.

Todo e qualquer consumidor quer vantagens, uma realidade ainda maior hoje. Na verdade, o âmago do marketing de conteúdo é oferecer algo para o cliente em troca de, no mínimo, sua atenção.

Os cupons de desconto servem para ganhar a amabilidade do cliente, que verá na loja uma oportunidade não existente em outras. Com a segmentação dos cupons, que falamos no tópico Segmentação é o canal, o cliente também verá uma marca atenta à presença dele.

Viu só? Existem diversas vantagens em oferecer cupons de desconto. Esperamos ter agregado para o seu conhecimento e que, no futuro, você coloque o que leu em prática.

Se precisar de ajuda em suas estratégias de marketing digital, saiba que você pode contar com a Projetual. Nossos mais de 15 anos de experiência na área certamente são úteis quando o assunto é ampliar resultados. Boas vendas e até a próxima!


Por redação Projetual.