7 dicas para deixar o seu site na primeira página do Google

7 dicas para deixar o seu site na primeira página do Google

Para as empresas que desejam aumentar a sua presença na internet e atrair mais consumidores, conquistar um posto na primeira página do Google é fundamental. Para se ter uma ideia, segundo dados da Chitika, a primeira posição da busca orgânica recebe cerca de 33% dos cliques, o segundo lugar fica com 18% e o terceiro com 11%.

Então, se as suas páginas não estão bem posicionadas nesse ranking, você está perdendo grandes oportunidades. Mas não se preocupe. Criamos esse artigo com as principais dicas para você alcançar esse objetivo. Acompanhe!

1. Invista em SEO

SEO — Search Engine Optimization — representa as técnicas de otimização das páginas para a busca orgânica. Esse trabalho visa aumentar a localização do seu site pelos sites de busca, como o Google, Yahoo e Bing.

Como exemplo dessas técnicas, podemos citar estão a identificação e utilização das palavras-chave adequadas, posicionando-as em locais estratégicos; a otimização das imagens inseridas e uma boa construção do endereço eletrônico das páginas. As técnicas também compreendem a usabilidade do site, facilidade de leitura dos conteúdos e uso de links, externos e internos.

É importante ressaltar que o trabalho de SEO é fundamental para alcançar a primeira página do Google e a sua implementação tem efeitos em médio e longo prazo, com resultados duradouros.

Infelizmente, muitas empresas não percebem isso e abandonam essa estratégia ainda no começo, perdendo grandes oportunidades.

2. Defina as palavras-chave

Um dos principais pontos do SEO, que tratamos no tópico anterior, é a utilização correta das palavras-chave, aqueles termos que os usuários usam nos sites de pesquisa para encontrar o que desejam.

Então, o primeiro passo para posicionar bem as suas páginas é fazer uma pesquisa de palavras-chave. Para isso, você pode usar a ferramenta Keyword Planner, do próprio Google.

Essa ferramenta faz uma busca pelas palavras escritas pelo usuário, mostrando como está seu índice de procura e concorrência, e ainda apresenta outras palavras-chave correlacionadas.

Como identificar a palavra-chave ideal?

Também é importante que você saiba que esses termos podem ser divididos em dois grupos: head tail e long tail. O primeiro grupo diz respeito às palavras-chave generalistas, como “televisão”. Esse grupo tem uma ampla procura, mas a concorrência é bem acirrada.

O segundo grupo corresponde aos termos específicos, como “televisão 32 polegadas Samsung”. Essa palavra-chave é menos pesquisada, mas tem um nível menor de concorrência, pois, normalmente, o usuário já sabe o que procura e pode estar apenas avaliando as ofertas. Ou seja, estão mais próximo da decisão de compra.

É interessante que você mescle os dois tipos para aproveitar melhor as oportunidades. Definidas as palavras-chave que serão utilizadas, é o momento de inseri-las no texto. Continue lendo e descubra como.

3. Produza conteúdo original e atualizado

O conteúdo é o coração do Inbound Marketing, processo que transformou o mercado, fazendo com que o foco do trabalho seja atender à necessidade do cliente, criando condições em que o público se nutre de informações relevantes e se sinta naturalmente estimulado a contatar a empresa para fechar uma compra.

A ideia é produzir conteúdos relevantes, ricos em informação, e divulgar nos seus domínios. Esses conteúdos abrigarão as palavras-chave que você já definiu no tópico anterior.

Como produzir um conteúdo “matador”?

Para ter sucesso na criação e divulgação de conteúdos, é importante que você conheça o seu público-alvo. Afinal, você escreverá para um grupo de pessoas e precisa descobrir o que elas querem, como se comunicam e que tipo de linguagem utilizam, suas necessidades e objetivos.

Agora, dê um passo à frente: com base no seu público-alvo, construa sua persona. Sabe o que é isso? É a personificação do seu consumidor ideal, aquele que, com certeza, compraria seu produto ou serviço. Na prática, consiste na construção de um personagem fictício com as características típicas do cliente. Dependendo do negócio, você terá que criar mais de uma persona.

Persona criada, pense agora na solução que você propõe para ela e que tem relação com o seu negócio. Que informações você deve passar que o usuário tenha suas dúvidas esclarecidas e, depois de satisfeito, avalie o quanto esse conteúdo lhe foi útil, analise as melhores ofertas e, enfim, decida fechar negócio com a sua empresa?

Esse caminho se chama jornada de compra e todos os seus clientes devem passar por ela. Ou seja, é necessário criar conteúdos para cada fase desse processo.

Mas como isso vai me ajudar a conquistar a primeira página do Google?

Os conteúdos servirão como fonte de informação para o seu público, atraindo mais e mais internautas ao seu site. Além de poder usar esses materiais de forma estratégica, aplicando o SEO, você atrai visitantes e torna a sua página relevante parao público.

E esse é a estratégia mesmo: os mecanismos de busca possuem “inteligência” para destacar aquilo que realmente é relevante aos usuários. O objetivo é que o internauta encontre o que procura já na primeira página de resposta.

Então, se você criar conteúdos originais, atualizados e que realmente ajudem os seus potenciais consumidores, o Google os relacionará logo na primeira página.

4. Cuidado ao fazer a descrição

Vale a pena se dedicar àquela chamada prévia que vai aparecer no ranking do Google, quando alguém solicitar determinada busca. Também conhecida meta description, essa descrição pode fazer toda a diferença quando escrita de forma atraente e condizente com o conteúdo postado.

Então, sem essa de escrever de qualquer jeito a descrição do seu artigo.

5. Use uma URL prática

Procure sempre fazer uma URL curta e focada no conteúdo abordado no artigo pelo qual você quer ranquear a sua página.

URL muito longa e complexa costumam assustar o usuário, desmotivando o acesso à página e, consequentemente, reduzindo as chances do seu site de aparecer na primeira página do Google.

6. Divulgue o conteúdo nas redes sociais

Se você já criou os conteúdos, agora chegou a hora de divulgá-los. Que tal fazer isso nas redes sociais? Essas plataformas possuem um enorme alcance, com alto potencial para atrair consumidores.

O Facebook, por exemplo, é ótimo para divulgar textos, vídeos e imagens, gerando um maior engajamento com o seu público e atraindo-o para o site. Para isso, lembre-se de colocar o link das suas páginas na postagem.

Se você quiser aumentar o alcance das suas publicações, pode impulsioná-las com o Facebook Ads. Por um valor interessante, você aumenta a visibilidade da publicação e consegue mobilizar mais pessoas a acessar o seu site. Além disso, com essa ferramenta, você pode segmentar o seu público, escolhendo as características que forem mais interessantes para cada situação ou fase do seu negócio.

7. Conquiste links de outros sites

Se o objetivo é chegar à primeira página do Google, outro ponto em que você precisa pensar são os redirecionamentos de outros sites para o seu conteúdo. Isso porque um dos principais critérios adotados por esse site de pesquisa ao produzir o seu ranking é o volume de visitantes de outros sites que acessam sua página e cada página postada.

Imagine que você criou um conteúdo sobre um determinado tema relacionado ao seu mercado. Esse conteúdo ficou ótimo e recebe um bom número de visitantes, que encontram nele uma efetiva fonte de conhecimento. Mas as informações são tão relevantes, que outros sites começam a indicar esse seu material, a partir de um link. Não é legal?

Com isso, você ganha vários pontos com o Google, além de se tornar uma referência no seu mercado.

Finalmente, comemore a primeira página do Google!

No nosso artigo vimos que alcançar a primeira página do Google pode fazer toda a diferença no seu negócio, proporcionando vantagens, como aumento nas vendas, conquista de uma posição de destaque no mercado e maior credibilidade.

É importante que você entenda que todas as cinco dicas que colocamos são complementares e, portanto, devem ser tomadas em conjunto. Isoladamente, não terão a mesma força e impacto.

Otimize as suas páginas, faça uma boa pesquisa das palavras-chave, produza conteúdo de qualidade, use as redes sociais para divulgação e conquiste links externos. É esse o caminho! Faça e, certamente, você não só estará na primeira página do Google, como disputará as primeiras posições!

Agora que você já conhece as principais dicas para um bom ranqueamento, conheça também o Google Adwords.

COMPARTILHE: