Dicionário da publicidade: conheça os principais termos

Dicionário da publicidade: conheça os principais termos

A linguagem é uma atividade constitutiva, ou seja, além de ser um instrumento de comunicação, de interação e de influência sobre os outros, a linguagem constrói significados e é capaz de transformar realidades a partir das significações que ela estabelece. E isso é perceptível quando percebemos que diferentes grupos e segmentos possuem vocabulários distintos com expressões que, por vezes, só são utilizadas entre os integrantes que pertencem a um determinado espaço.

Pensando nisso, hoje a Projetual preparou um texto com as principais nomenclaturas que os profissionais da comunicação utilizam em suas áreas específicas, principalmente na publicidade. Isso mesmo, este texto é uma espécie de dicionário para você não se perder na reunião com a sua agência de publicidade. Acompanhe conosco:

Foto: Reprodução/ BDE

Foto: Reprodução/ BDE

Brainstorming

Sim, é uma chuva de ideias. Esta palavra designa o momento em que todos param para produzir insights relacionados a um trabalho específico. E sim, vale falar tudo que vem à cabeça.

Brand/ branding

A primeira palavra significa marca; a segunda, gestão da marca. Então, um trabalho de branding pode visar o posicionamento, reposicionamento ou presença de uma marca específica.

Briefing

Se o briefing não foi feito com qualidade, o trabalho possivelmente também não será realizado com sucesso. “Passar o briefing”, nada mais é do que descrever o trabalho detalhadamente para quem vai desenvolver uma determinada campanha. Isso envolve tudo, desde quem é o público alvo, até mesmo quais são as cores que devem ou não ser utilizadas.

Budget
Essa é a parte que muito interessa aos empresários e a quem está realizando o orçamento de algum trabalho. Se alguém te perguntar “qual é o budget?”, saiba que a pessoa quer saber qual é o valor da verba disponível para a atividade.

Deadline

Exato, é a linha da morte. Trata-se do prazo final para a entrega de uma campanha ou produto desenvolvido.

Refação

Possivelmente essa é uma das palavras mais odiadas por quem trabalha produzindo peças. Refação é, literalmente, refazer o trabalho. Se um cliente não gostou e pediu para que algum ajuste fosse feito, ele está pedindo uma refação.

Target

Essa expressão é utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação.

E aí, ficou alguma dúvida? Pergunte-nos!

COMPARTILHE: