Diferentes mídias, diferentes textos: dicas básicas para não escrever muito, nem menos

Diferentes mídias, diferentes textos: dicas básicas para não escrever muito, nem menos

Abriu e o e-mail marketing e encontrou um textão? Saiba que quem o redigiu não faz ideia do que está fazendo – ou talvez faça, mas apenas se o textão faz parte de alguma estratégia realmente boa para chamar a sua atenção, mas duvido que seja isso.

Eu, mero redator mortal, membro do clube dos incompreendidos – ou loucos – que acreditam mesmo que dá para ganhar a vida escrevendo, venho por meio desta missiva (não usem esta expressão em hipótese alguma para escrever em um blog como este, tá?) dar algumas dicas básicas sobre como produzir os seus textos para diferentes tipos de mídia disponíveis por aí.

Talvez você já tenha noção do que escreverei abaixo, mas sempre tento explicar algum tudo da melhor maneira possível, ou seja, sempre parto do princípio de que o leitor não entende nada do assunto – assim eu não esqueço de explicar nenhum detalhe. Sei lá, é a minha didática.

O tal do meio é realmente a mensagem

Já conversamos com você sobre esta máxima épica do Marshall McLuhan, lembra? Mas não custa reafirmar: sim, a mídia define como deverá ser o texto, e se isso não é compreendido da maneira correta, a mensagem enviada ao público falhará. Todo mundo de acordo? Que bom! Então vamos agora aos tipos de texto.

E-mkt

Muita gente odeia o famigerado e-mail marketing – também confesso que não sou fã -, mas sabemos que, se bem utilizado, ele é uma ótima ferramenta on-line, e para diversas situações: divulgar promoções, trabalhar a marca, recuperar clientes e outras inúmeras possibilidades.

Ok, Igor, mas como eu devo escrever um e-mail marketing? Eu respondo: qual tipo de e-mail marketing você gostaria de receber em sua caixa de entrada? Se você partir desse princípio, acredite, você terá bem menos chances de errar.

Ninguém quer receber um e-mail marketing cheio de texto, com uma fonte horrorosa que não dá leitura ou uma linguagem rebuscada de quem ainda não saiu do período colonial. Estamos falando de internet, de agilidade, de um usuário que está com 572 abas abertas no navegador, ou seja, que não vai perder tempo com um texto ruim.

Outdoor

Se você escrever um texto para outdoor com a quantidade exata de caracteres que eu usei para escrever estas duas linhas de texto, acredite, o seu texto não será lido. Outdoor é uma mídia de passagem, quase que um pensamento que aparece externamente para as pessoas que estão passando por ele.

O que eu quero dizer é: preze muito mais pela tonicidade das palavras no outdoor. Dê um ritmo rápido para o seu texto, evite palavras com muitas sílabas ou expressões não usuais. Seja claro, consistente e direto. Parece muito mais fácil escrever um texto menor, não é mesmo? Mas, acredite, é muito mais difícil.

Blog

Esqueça aquele formato de redação de cursinho: introdução/ desenvolvimento/ conclusão. Em textos para blogs você precisa transmitir pelo menos uma vaga ideia da conclusão logo nos primeiros parágrafos.

A guerra pela atenção do usuário é terrível no ambiente on-line, então sempre lembre-se de que na hora em que ele acessar o seu blog, vários outros estímulos estarão tentando conquistá-lo, e é justamente por isso que o seu texto precisa ser escrito estrategicamente.

Últimas dicas

Agora, um apanhado geral de dicas que podem ser úteis na hora de escrever: pesquise antes, tenha referências, leia coisas que tangenciem o tema do texto que você precisa produzir, ouça opiniões, faça exercícios criativos de escrita, escreva no papel tudo o que vier à sua mente, não se boicote esperando pelo texto perfeito, porque ele só virá se você estiver trabalhando as ideias no papel (seja o papel físico ou uma tela de word como a que estou usando agora para escrever este texto).

Enfim, espero realmente ter sido útil neste texto. Se não fui, é um sinal de que você já sabe o que está fazendo, o que me deixa feliz como profissional. Se fui, saiba que é sempre um prazer poder colaborar. =)

Por Igor Francisco

Redator-chefe

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