O que é uma estratégia de Marketing Digital? Explicamos tudo aqui!

O que é uma estratégia de Marketing Digital? Explicamos tudo aqui!

Investir em um plano para melhorar seu ROI (retorno sobre investimento), aumentar vendas e alcançar os objetivos que sua empresa precisa. Nesse post explicaremos como conseguir isso usando pelo menos uma estratégia de marketing digital.

Parecidas com o planejamento de marketing, as técnicas desenvolvidas para o universo digital têm como diferencial o poder de mensurar e tornar mais palpável o retorno que você tem com as suas ações. Confira abaixo o que é uma estratégia de marketing digital, quais as metas, os benefícios e como você consegue montar esse planejamento. Aproveite!

Afinal, o que é uma estratégia de marketing digital?

De forma simplificada, esse planejamento de marketing é um conjunto de ações para que a sua empresa alcance um objetivo, como obter mais cliques ou aumentar as vendas.

Se você decidisse viajar com a família, por exemplo, o primeiro passo seria pesquisar para definir local, melhores datas, o que fazer e onde ficar. Depois você desenharia a rota para chegar até o lugar e, enfim, faria a viagem. A estratégia que falamos é bem parecida: você define o objetivo que pretende atingir, planeja, para então executar.

Mesmo que dê um certo trabalho, criar uma estratégia é a forma otimizada para chegar nos resultados esperados. Ações sem planejamento costumam desperdiçar o tempo e o dinheiro sem gerar frutos expressivos.

Quais os objetivos você pode alcançar com o planejamento?

Talvez agora você esteja se perguntando: para que ter uma estratégia? A resposta é simples, para obter o resultado de marketing que você quiser, ou precisar. Diferente de uma fórmula pronta, a estratégia só é montada a partir das suas demandas.

Pode ser aumentar o tráfego do seu site ou melhorar sua taxa de conversão em vendas. O importante é que a meta seja clara: como dobrar o número de visitantes no seu blog em um mês.

Um conceito importante que está atrelado ao objetivo é o de KPI (keyword performance indicator ou indicador-chave de desempenho). Existem vários KPIs e eles servem para medir se suas ações alcançaram o objetivo proposto.

Para mensurar uma meta de aumento de tráfego, por exemplo, você precisaria medir o KPI de visitantes no site antes e depois de aplicar a estratégia para entender o impacto gerado. Faça perguntas que estão ligadas ao resultado que você quer ver e selecione os indicadores que respondem a elas. Por exemplo:

  • De onde está vindo este tráfego? É do google adwords, facebook ou outra rede social? Rastreamento dos visitantes.
  • Se você usou anúncios pagos, qual o valor por visitante de cada mídia? CPC ou custo por clique.
  • A cada X visitantes, quantos viraram leads? CPL ou custo por lead.

Como as métricas são praticamente infinitas, preste atenção para não se perder nelas, se atenha aos indicadores mais importantes para saber se você alcançou seu objetivo.

Por que implementar essa estratégia?

Assim como um modelo de negócio, a estratégia de marketing organiza e facilita os processos. Ela também se orienta para alcançar um objetivo, que você mesmo define. Agora saiba quais são as principais vantagens que você ganha com essa técnica:

Presença

93% dos consumidores iniciam o processo de compras pela internet e, por isso, é importante que você esteja presente no lugar que sua audiência está. Aproxime-se do seu cliente potencial, ofereça ajuda e, é claro, venda suas soluções para quem realmente valoriza e precisa delas.

Uma boa estratégia fortalece a sua presença online, deixando sua marca bem posicionada e engajada com seu público.

Visibilidade

Destaque seu negócio planejando uma tática de marketing digital. Assim você aparece para a sua audiência de forma natural, porém, impactante.

Para chegar nesse post, você teve interesse no assunto e encontrou nosso blog, é assim que funciona nas campanhas. Se você tem uma solução, seu público-alvo te encontrará. Destaque sua marca para o segmento que deseja.

Mensuração

Como já explicamos um pouco quando falamos de KPIs, no marketing digital você consegue medir tudo o que quiser, do número de cliques que um anúncio recebe até as famosas e não muito precisas visualizações de uma publicação da sua empresa no facebook.

Escolhendo os indicadores corretos, fica mais fácil manter o foco (seu e da sua equipe) nos resultados que você quer alcançar com a estratégia.

Melhor ROI

Um grande diferencial das campanhas de marketing digital é que suas métricas são concretas, ou seja, você consegue descobrir se alcançou o objetivo final: conseguir clientes e fechar vendas.

Escolhendo os KPIs certos para monitorar sua estratégia, é possível fazer mudanças para otimizar sua campanha, conseguindo melhorar o ROI (retorno sobre investimento).

Como montar um plano de marketing digital de sucesso?

Se chegou até aqui, você já sabe que sua empresa precisa de uma estratégia para otimizar seus investimentos e bater as metas que forem propostas. A seguir nós explicaremos como fazer a sua:

Crie uma persona

No marketing digital não se usa público-alvo e sim persona. O motivo é que, ao contrário da mídia de massa, no universo online você consegue se aproximar do seu cliente potencial. Então é possível criar diálogos mais próximos e humanos, em vez de separar dados genéricos como pessoa do sexo feminino, com idade entre 15 e 25 anos, classe C.

Através de uma pesquisa de mercado e dos seus clientes você definiria a Ana, de 18 anos, estudante da rede pública. Ela está procurando por um cursinho para melhorar seu desempenho nas provas do Enem. Como mora na periferia, um dos problemas da Ana seria ir ao centro diariamente para fazer um curso de qualidade. Em casa, a dificuldade é aprender a se concentrar e organizar seu ambiente para os estudos.

Deu até vontade de montar um curso preparatório para o Enem e ajudar a Ana, não é mesmo? A persona mostra a linguagem ideal, aponta o conteúdo certo e quais as melhores mídias para encontrar sua audiência.

Defina seus objetivos

Para a saúde da sua empresa, o objetivo da sua campanha precisa também aumentar seu lucro, mas deve estar, principalmente, estar alinhado à missão do seu negócio. Então mesmo que pareça interessante aumentar sua taxa de conversão, talvez seu produto seja artesanal e o adequado é aumentar o ticket médio do cliente.

Lembre-se de que a meta é um dos principais motivadores da sua equipe, pense qual o norte você deseja colocar. Dependendo do seu objetivo, talvez seja preciso realizar outras estratégias antes. Por exemplo: se você quer aumentar em 200% o tráfego do seu site, é possível que seja melhor ter uma estratégia inicial para otimizar suas técnicas de SEO e outra para melhorar seu custo por cliques dos anúncios pagos.

Escolha os canais

Você já sabe quem é a sua persona e o que você quer conquistar com sua campanha, agora é importante saber onde ela irá acontecer. Primeiro entenda qual a jornada do seu cliente, ou seja, como ele caminha dentro do seu funil até você fechar a venda.

Agora crie um calendário editorial para definir o que você vai falar e quais canais de comunicação serão empregados. Para organizar sua estratégia e deixá-la visível para toda equipe, você pode usar uma ferramenta para desenvolver e mostrar o cronograma, como o Trello.

Monitore seus resultados

Sua estratégia já está rodando e é bom determinar um período para medir se vocês estão batendo as metas. Análises mensais costumam ser ideais, veja se este é o caso e deixe claro o prazo estabelecido.

Escolha as métricas adequadas para entender seus resultados e observe o seu desempenho.

Nunca se acomode

Uma máxima no marketing é que você pode otimizar seu retorno. Depois de colher os frutos da sua estratégia é hora de corrigir o curso.

Se você conseguiu resultados satisfatórios, parabéns! Que tal melhorar sua campanha? Crie testes A/B e observe o que dá mais certo para o seu negócio.

Não deixe para depois a estratégia de marketing digital que você pode começar agora!

Com esse texto você viu que montar uma estratégia é organizar suas ações de marketing digital, otimizando os resultados.

Para isso, descobriu a importância de definir uma persona, estabelecer metas, planejar qual conteúdo desenvolver e onde publica-lo. Percebeu ainda que medir o resultado não é sinônimo de vaidade, mas sim uma prática para melhorar suas campanhas.

Agora que você já sabe que as estratégias de marketing digital são uma verdadeira mina de ouro para o seu negócio, siga a gente nas redes sociais e receba outros conteúdos de qualidade para você agregar cada vez mais valor à sua marca.

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