Experiência de Conteúdo: o que isso significa?

Experiência de Conteúdo: o que isso significa?

Pensar na experiência de conteúdo é incrivelmente importante para começar a criar o seu. Aprenda um pouco mais a seguir!

Você já parou para pensar que, para o marketing, sempre que somos impactados por algum conteúdo estamos vivenciando uma experiência? Isso pode significar um bem-estar por estarmos aprendendo alguma coisa, ou quem sabe aquela satisfação de estarmos atualizados com algo novo.

As pessoas não sabem, na realidade, se aquele conteúdo é topo, meio ou fundo do funil. E, nem gostariam de saber, para sermos sinceros, pois não é legal entender que estamos sendo manipulados para finalizar uma compra, por exemplo.

Mas, além de persuadir os usuários com um conteúdo interessante, é preciso oferecer algo de valor a eles, para que eles gostem de estar “gastando” um tempinho de suas vidas interagindo com o seu material. E, por achar esse tema extremamente importante, vamos falar um pouquinho sobre a experiência do conteúdo neste artigo. Acompanhe com a gente:

A experiência de conteúdo nas ações de marketing

Trabalhar usando a experiência de conteúdo é basicamente ter um pensamento empático para a construção das suas ações. Tudo para que ele interaja com seus textos e com sua marca de maneira natural e espontânea. Para isso, é preciso um pouco de compreensão do próximo e pensar em conceder uma experiência satisfatória e confortante para o seu futuro cliente.

Trata-se basicamente de uma experiência onde há uma continuidade de conteúdos pertinentes para o público, feitos com muito cuidado e dedicação para engajar sua audiência em todas as etapas da jornada de compra, sem que eles percebam. Ou seja, são ações pesadas em como o público irá se sentir e também interagir com esses conteúdos, em variados canais ou formas. 

O importante é fazer com que esses conteúdos se conectem e façam parte dessa experiência que o usuário terá, dessa satisfação espontânea. Assim, a equipe de marketing deve estar preparada para deixar tudo conectado, guiando os passos do usuário, mas sempre (sempre mesmo) pensando na pessoa que irá ter acesso a esse material.

Isso tem muita relação com marketing de conteúdo, sim, é verdade. E ainda estamos falando de marketing de conteúdo, mas o foco aqui é pensar na forma em que o usuário será impactado com suas peças. Isto é, pensar na experiência do usuário em primeiro lugar para, a partir daí, construir suas ações de conteúdo.

Claro que temos que pensar em nossas ferramentas de trabalho e fazer bom uso delas. E, isso é incrivelmente importante. Mas, é somente a partir de uma boa experiência que surgirão bons resultados. Afinal, você pode fazer posts de blog maravilhosos, vídeos incríveis e ter um site lindo, mas se o jeito que o usuário acessa tudo isso for desagradável para ele, a ponto de ele abandonar sua página ou deixar de te seguir, não valeu nada todo o seu esforço, não é mesmo?

Entendendo um pouco mais

Sendo assim, para entender um pouco mais sobre experiência do usuário, é legal começar a se questionar o seguinte:

  • O site está rápido o suficiente para o usuário não cansar e decidir por fechar a página?
  • Os anúncios do seu site dificultam a leitura e impedem o usuário de navegar tranquilamente?
  • Os hyperlinks estão funcionando corretamente?
  • A forma até o usuário finalizar a compra está facilitada? Ou existem tantos passos para isso que os usuários acabam desistindo?

E, quanto aos conteúdos, as perguntas que você pode fazer para si mesmo, se colocando no lugar de seus leitores, são:

  • O usuário tem interesse por esse tema?
  • Terão vontade de compartilhar?
  • Sentirão confiança nas informações descritas nos textos?
  • Entenderão toda a mensagem?

Se as respostas para todas essas questões forem favoráveis, as chances de seu conteúdo ter sucesso aumentam significativamente. Claro que toda a parte técnica para isso tudo acontecer é indispensável. Mas, antes de mais nada, ter essa empatia e se colocar no lugar do usuário para colocar as ações em prática é muito mais do que necessário.

Conte com a nossa equipe de marketing de conteúdo para atingir seus usuários da melhor maneira possível! Para isso, é só entrar em contato!