De maneira informal, o Facebook já é uma plataforma muito utilizada para divulgação de vagas de trabalho em diversas áreas. Grupos e página recebem posts de usuários divulgando ou se candidatando a cargos constantemente. Agora, o site está tentando uma maneira mais oficial e prática de aproximar profissionais e possíveis oportunidades.

Basicamente, o que trará essa mudança para a rede é a possibilidade de informar o currículo completo como parte do perfil do usuário, de maneira parecida com o que acontece no Linkedin.

Nesse recurso será possível reunir em uma página específica do perfil informações detalhadas sobre as últimas experiências profissionais, tempo de permanência em cada empresa, formação do usuário, entre outas coisas. Tudo isso é mostrado de forma organizada, como em um currículo.

facebook - projetual
No lado esquerdo, como hoje é possível postar informações da vida profissional no Facebook. No lado direito, os campos de edição do currículo no Facebook. Reprodução : B9.

 

A ferramenta é extremamente útil tanto para profissionais atrás de vagas quanto para recrutadores. Depois que o recurso estiver disponível para todos, ao invés de enviar um currículo por e-mail, inbox ou escrever um grande texto para o recrutador, o usuário poderá apenas informar que seu currículo está disponível em seu perfil.

Por enquanto, as possibilidades que os usuários possuem para incluir informações profissionais diretamente em seu perfil são limitadas. É possível apenas citar as funções e empresas atuais e passadas, bem como a formação e instituições de ensino.

Facebook vai atrás do Linkedin

Há certo tempo que a empresa de Mark Zuckerberg procura rivalizar com o Linkedin, rede social exclusiva para contatos profissionais. No início do ano, o Facebook realizou um teste onde disponibiliza para páginas de empresas um novo tipo de publicação para divulgação de vagas, mais fácil e direto.

Agora, com essa nova ferramenta, a rede busca atingir e ajudar tanto os profissionais a procura de vagas quanto os empregadores, numa tentativa de tentar aproximar oportunidades.

Ainda não há como saber quando será possível disponibilizar o currículo no perfil de usuário. Por enquanto, o recurso está em fase de testes com um grupo específico de usuários.

A Projetual vai ficar de olho para trazer com urgência as maiores novidades das principais redes sociais. Para ficar bem informado, continue acompanhando nossos canais! Além do blog, fique de olho também em nosso canal do Youtube, na nossa fan page e, claro, na nossa página no LinkedIn. 😉

 

Por redação Projetual, com informações de B9.