Facebook, Twitter ou Youtube? Qual é a melhor rede para anunciar?

Facebook, Twitter ou Youtube? Qual é a melhor rede para anunciar?

Marcar presença nas redes sociais é fundamental e já se tornou praticamente um mantra aqui nos textos que produzimos para você, certo? Com certeza você já leu por aqui inúmeros argumentos que mostram como as diferentes redes sociais podem aproximar você do seu público por meio do relacionamento e, consequentemente, otimizar os rendimentos da sua empresa.

No entanto, com uma oferta cada vez maior de plataformas sociais, será que você está utilizando a correta? Ou, melhor dizendo, será que a sua empresa está preparada ou se posicionando corretamente na rede social que escolheu?

Apesar das inúmeras possibilidades quando o assunto é social media, a sua empresa não precisa estar em todas nelas. Falar isso parece um “tiro no pé” para uma agência, mas não é. Nós já mostramos para você que o meio é a mensagem, por isso, nos preocupamos sim em inserir a sua marca na mídia correta, o que inclui ter bom senso na hora de escolher as redes sociais nas quais a sua empresa trabalhará.

Pensando nisso, vamos analisar brevemente três redes e mostraremos para você as principais funcionalidades que elas possuem, porque só assim você conseguirá perceber se o objetivo da sua empresa se encaixa nas possibilidades que tais plataformas oferecem. Acompanhe conosco:

Facebook

Na rede de Zuckerberg que tanto conhecemos, as possibilidades vão muito além da interação e do relacionamento. A plataforma possui o seu próprio mecanismo de anúncios, o Facebook Ads. As principais vantagens de se anunciar no FB é a segmentação. Por lá você consegue definir a idade, o gênero, o idioma, os interesses, os dados demográficos e muitos outros detalhes do público-alvo que você pretende atingir, o que facilita muito a vida de quem anuncia.

No entanto, há desvantagens. A principal delas é a grande concorrência, visto que a rede é bastante utilizada pelas marcas e, além disso, existe a necessidade de investimento para impulsionar publicações, sendo que o custo médio por clique (CPC), é de R$ 0,58 centavos; e o de clique por mil impressões (CPM), atinge o valor de R$ 0,25 centavos. Esta rede é indicada para empresas que desejam divulgar seus negócios (produtos ou serviços) de forma ampla.

Twitter

A rede dos 140 caracteres tem muita força e, por isso, marcar presença por lá pode ser uma uma boa ideia, principalmente porque a agilidade da rede permite uma interação ainda mais ágil com o cliente, evitando possíveis desgastes da marca. Em geral, o problema desta rede é a dinâmica, tendo em vista que as informações em tempo real se desgastam com facilidade, ou seja, a presença precisa sempre ser atualizada. Quem pretende estar no Twitter, com certeza precisa lembrar que o foco desta rede é complementar informações que já existam em alguma outra plataforma e, também, aproximar o público-alvo com interações mais rápidas.

Youtube

O poder de influencia dos vídeos nas redes sociais estão aumentando consideravelmente, por isso o Youtube se torna uma plataforma tão interessante para os anunciantes. Na rede existem inúmeras possibilidades como, por exemplo, anúncios in-stream (antes do vídeo), in-display (ao lado do conteúdo) ou no topo de uma pesquisa feita na página.

Em geral, o custo é variável e depende muito do segmento. Além disso, a campanha a ser veiculado exige atenção, visto que precisa ser também audiovisual para obter um retorno positivo.

Agora que você já sabe um pouco sobre estas plataformas, que tal conversar conosco para que profissionais possam fazer uma análise detalhada do seu negócio, a fim de encontrar a melhor alternativa para ele? Estamos à sua disposição.

Por Redação Projetual