Instagram, Facebook, Messenger, Whatsapp. Todas essas redes se deixaram influenciar pelo Snapchat, que introduziu a função stories entre as redes sociais. Agora também chegou a vez do Youtube, que usará o recurso de forma diferente.

Chamada de Reels, a função será liberada para os canais produtores de conteúdo da plataforma. Até o momento, ela foi liberada em caráter de teste para alguns canais com mais de 10 mil inscritos.

Função stories particular do Youtube

Mesmo que mantenha a essência estabelecida nas outras redes, as stories do Youtube terão algumas configurações próprias que acompanham as características da plataforma e suas formas de interação.

As Reels não aparecerão logo na página inicial do site, como acontece em outras redes, mas apenas nas páginas dos canais. Em outras palavras, elas serão acessadas largamente por quem quer de fato conferir conteúdo produzido por aquele canal.

Além disso, os produtores dessas stories poderão escolher sua linha de tempo, ou seja, elas não precisarão estar necessariamente na ordem em que forem produzidas.

O caráter mais característico das stories nas outras redes, a sua disponibilidade de 24hrs, também será diferente no Youtube. Na plataforma de vídeos, elas ficarão disponíveis permanentemente. Serão vídeos de 30 segundos de duração máxima que estarão sempre disponíveis para quem quiser ver.

função stories - youtube
Como será o acesso às stories do Youtube. Imagem: reprodução / B9.

Futuras oportunidades

Para empresas, youtubers e produtores de conteúdo em geral, a função stories particular do Youtube será uma maneira de estabelecer um contato mais direto com os espectadores tradicionais do canal.

Por não permitir um contato muito dinâmico entre os produtores e seu público, a nova função do Youtube permitirá que os fãs dos canais acompanhem de forma mais íntima seus youtubers e canais prediletos.

Como já vimos aqui, canais no Youtube trazem credibilidade e autoridade para as marcas. As empresas com canais bem estabelecidos poderão produzir stories para atualizar seus clientes sobre novidades e mostrar aquilo que não cai bem ao caráter de vídeos – que exigem mais recurso e tempo para serem produzidos.

Por enquanto, como falamos, a função está sendo testada entre alguns usuários. Ainda não há previsão para o recurso estar disponível abertamente.

 

Certamente a Projetual ficará de olho nas possibilidades dessa futura nova ferramenta e informaremos em primeira mão as novidades. Para mais informações úteis sobre o mundo do marketing digital, continue acompanhando nossos canais!

 

Por redação Projetual, com informações de B9.