Instagram GIFS - Projetual

Se você usa o Instagram, certamente conheceu a ferramenta de GIFs, que animou muita gente e depois sumiu rapidamente. As figurinhas já estão de volta na rede, e as empresas responsáveis dizem se certificar de que o mesmo problema que fez elas sumirem não voltará a acontecer.

Nós já explicamos aqui no blog e no Instagram da Projetual (@projetualcomunicacao) qual foi a história toda envolvendo os GIFs do Instagram.

Basicamente, algumas figurinhas de teor ofensivo fizeram com que usuários se revoltassem, e com razão. Depois disso, o Instagram tirou elas do ar e o GIPHY, empresa responsável por administrar e fornecer os GIFs, disse que verificaria pessoalmente todas as imagens.

GIFs voltaram para o Instagram

Hoje os usuários voltaram a poder usar as figurinhas em seus stories. Segundo o B9 e outros portais, o GIPHY alega ter revisado toda sua biblioteca quatro vezes, se certificando que não há mais conteúdo ofensivo.

Eles também se comprometeram a aumentar os critérios de avaliação para cada GIF que entrar na plataforma. “Esta é agora uma adição permanente ao nosso processo de moderação“, disse o GIPHY.

Um porta-voz do Instagram também se manifestou sobre o ocorrido: “A todos os que foram afetados, nós sentimos muito. Nós assumimos toda a responsabilidade por esse evento recente e sob nenhuma circunstância o Giphy apoiou esse tipo de conteúdo.”

Gifs Instagram - Projetual
Figurinhas animadas voltam para o Insta. Imagem: Dia Online.

Snapchat também foi afetado

Vale lembrar que o Snapchat, que também possuía a ferramenta de GIFs e vinculo com o GIPHY, passou pelos mesmos problemas.

No entanto, os efeitos do conteúdo ofensivo certamente foram muito piores para o Snap do que para o Instagram. Isso porque, após ter perdido vários usuários, a rede está se vendo afetada dentro da opinião pública, depois de celebridades como Rihanna e Kylie Jenner terem dito que o Snap está “morrendo”.

Claro que a questão dos GIFs afetou as duas redes. No entanto, para aquela que “inventou” os stories, o Snap, certamente qualquer problema traz muito mais efeitos. Até agora, ela não se pronunciou sobre trazer de volta os GIFs.

Outras novidades do Insta

Quando os GIFs foram anunciados, mostraram que o Instagram está disposto a trazer ferramentas que personalizem a experiência do usuário. Existem figurinhas para todos os gostos e de todos os tipos, para que os usuários personalizem suas stories da maneira que quiserem.

Além disso, deixou as marcas da rede também com mais possibilidades. Já sabemos que as stories são ideais para as empresas presentes no Insta, e os GIFs são possibilidades de ganhar apoio dos usuários.

Outro exemplo desse cuidado do Instagram é o fato de que o feed está mudando novamente, exibindo novamente em ordem cronológica os posts. Não da mesma forma que antes, mas agradando mais aos usuários.

Quer ficar por dentro de todas as novidades que as redes sociais estão trazendo? Fique de olho aqui no blog da Projetual e nossos outros canais, no Youtube e no Instagram.


Por redação Projetual.