Falar dos lançamentos das grandes empresas é falar de tendências mundiais. Para quem gosta de ficar a par do que há de mais novo na internet, vale a pena saber o que aconteceu no último Google for Brasil, grande evento que anuncia as novidades da empresa para o país.

As novidades divulgadas envolvem principalmente o mecanismo de busca e o Android, sistema operacional de smartphone que é da empresa. Algumas ferramentas também vão garantir maior engajamento com eventos importantes próximos, como a Copa do Mundo e as eleições.

Em seguida, vamos mostrar o que o Google vai fazer no Brasil nos próximos meses. Dividimos por tópicos para ficar mais fácil de acompanhar, olha só.

Novidades do Google for Brasil

São 1 bilhão de usuários utilizando pelo menos uma das sete principais plataformas de serviços do Google: Android, Pesquisa, Chrome, Youtube, Maps, Play Store e Gmail. O Brasil está entre os cinco principais países com mais usuários nestes serviços.

Segundo o Google for Brasil, foram firmadas parcerias com veículos como Veja, O Globo, Jovem Pan, Rádio Globo e CBN. É bem possível que essa parceria tenha a ver com uma outra novidade que já anunciamos aqui no blog, do aparecimento de stories dentro da rede.

Google for Brasil - Projetual
Google for Brasil anunciou mudanças que devem impactar boa parte do cenário digital brasileiro. Imagem: reprodução / B9.

Melhorando o Android: a empresa resolveu lançar uma nova versão do seu sistema operacional, o Android Oreo Go, que será uma versão mais leve do sistema operacional criada para smartphones de entrada, menos potentes.

No Brasil, foram vendidos cerca de 10 milhões de unidades desse tipo de smartphone no ano passado. Ao mesmo tempo, o uso de dispositivos móveis para realizar pesquisas cresceu 25% nos últimos 12 meses, colocando mais consumidores em contato com o Google.

Junto a esta novidade, entra uma outra, envolvendo a assistente pessoal do Google.

Parcerias com outras empresas: a partir das últimas versões do Android, uma assistente pessoal passou a ajudar os usuários. No Google for Brasil, foi anunciado que logo a assistente poderá oferecer ações, como ligar pelo WhatsApp, procurar vídeos pelo Youtube, assistir séries no Netflix. Isso porque o Google está firmando parcerias com estas empresas para possibilitar a interação.

A Copa do Mundo: para o maior evento de futebol do mundo, o Google irá trazer a possibilidade de fixar um placar com os resultados dos jogos na tela inicial do smartphone, além de avisar tudo pelo site do mecanismo de busca. Além disso, logo depois das partidas, vídeos com resumos dos jogos poderão ser conferidos.

Google for Brasil - Projetual
Como deve funcionar o recurso da Copa do Mundo. Imagem: reprodução / B9.

Para as eleições: a partir do trabalho de engenheiros do Google e uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, criou-se uma ferramenta que ajudará pessoas a conferir dados de até 7 mil candidatos a cargos federais. Além disso, será possível conferir o passado e as propostas destes candidatos. No dia do primeiro debate presidencial, uma parceria com a Band transmitirá o evento pelo Youtube.

Projetos sociais: dois projetos de cunho social foram anunciados no Google for Brasil. O primeiro é o “Seja incrível na Internet”, uma espécie de game interativo lançado para pais e professores para orientar sobre segurança e cidadania digitais. Outro projeto é o “Womenwill”, criado para ajudar mulheres em comunidades pobres e capacitá-las para o mercado de trabalho.

Além de tudo isso, importantes mudanças em infraestrutura foram anunciadas. Fábio Coelho, presidente do Google for Brasil, afirmou que mais de 700 milhões de reais foram investidos nos últimos 15 meses neste sentido. Boa parte deste valor foi pra instalação de cabos submarinos, importantes para fazer conexões de internet entre continentes.

O cabo Monet, por exemplo, que liga o Brasil aos Estados Unidos, já está funcionando, e tudo graças ao Google. A existência desse cabo possibilita maior frequência de dados e velocidade de transmissão, melhorando a infraestrutura digital do país como um todo.

E aí, gostou de saber das novidades anunciadas na Google for Brasil? Nós também. Vamos ver como essas iniciativas vão mexer com nosso mundo digital nos próximos meses.

Para mais notícias sobre o mundo dos negócios digitais, continue acompanhando os canais da Projetual. Além do blog, também estamos no Youtube e no Instagram. Até a próxima! 😉


Por redação Projetual, com informações de Clube da Criação.