As principais vantagens de ter a comunicação da sua marca nas mãos de uma agência especializada

As principais vantagens de ter a comunicação da sua marca nas mãos de uma agência especializada

Muitas vezes você já deve ter escutado frases como “não preciso de uma agência de comunicação, meu sobrinho entende tudo de Facebook e de criar logos”. Isso prova que muitas empresas ainda têm uma noção equivocada sobre o papel da comunicação corporativa, sobre quais ações e ferramentas isto inclui e qual a diferença que a comunicação pode fazer.

A comunicação de uma marca ou empresa pode causar definitivamente o sucesso ou o fracasso da mesma, portanto listamos aqui algumas vantagens de você trabalhar seu negócio ao lado de uma agência especializada.

Foco e experiência

Por ser expert no ramo, a agência irá cuidar de todos os detalhes da comunicação da sua empresa, da identidade da marca, estudo do público, uso de redes sociais e divulgação, enquanto você pode trabalhar tranquilo na administração do seu negócio. Afinal de contas, seu business é gerenciar web marketing ou cuidar do seu negócio? 😉

Desenvolvimento de marca

Planejar a marca, desenvolver e auxilia-la a se consolidar no mercado é objetivo das agências. Através de anúncios, publicidade, redes sociais e diversas ferramentas de comunicação – tanto interna quanto externa -, a agência não irá apenas criar estratégias para sua marca chegar ao público-alvo, mas vai também acompanhar e monitorar todos os resultados de cada ação.

Tempo é dinheiro

Para evitar desperdiçar recursos em ações que podem não ser suficientes para atingir o objetivo final, trabalhar sua marca ao lado de uma agência de comunicação é investir em estratégias específicas para o seu negócio e tipo de consumidor que você deseja conquistar.

Plataformas de mídia não são “instituições filantrópicas”

Apesar de ferramentas importantes de web marketing serem de uso gratuito – como Google Adwords e Facebook Ads, elas funcionam à base de dinheiro. E se você não cuidar do famoso ROI (Retorno sobre investimento), poderá desperdiçar (muito!) dinheiro. Saber configurar campanhas e extrair os melhores resultados de cada ferramenta não é tarefa fácil, tanto que existem certificações* específicas para isto. Então cuidado, o barato pode acabar saindo caro.

Provavelmente, você já deve ter escutado frases como “não preciso de uma agência de comunicação, meu sobrinho entende tudo de Facebook e de criar logos”; ou “eu posso cuidar melhor das redes sociais do meu negócio que qualquer empresa”.

Isso apenas prova que muitas corporações ainda têm uma noção equivocada sobre o papel da comunicação corporativa bem como sobre quais ações e ferramentas isso inclui.

O êxito de uma organização está intimamente ligado ao sucesso de seus sistemas de comunicação. Confira os benefícios de contratar uma agência especializada para coordenar esses processos!

Confere ganho em foco e experiência

Por ser expert no ramo, uma agência vai cuidar de todos os detalhes da comunicação da sua empresa: criação da identidade da marca, estudo do público, uso de redes sociais e divulgação, enquanto você pode trabalhar tranquilo na administração do seu negócio.

Manter os processos de comunicação em dia exige o domínio de ferramentas especiais, que podem envolver uma imensa quantidade de energia e dinheiro. Se apenas dominar conceitos de uso e ganhar experiência com plataformas leva tempo, monitorar processos e implantar modificações pode demorar ainda mais.

Dessa forma, ter tempo livre para cuidar estritamente de assuntos voltados para a gestão dos negócios da companhia permite que você se concentre no que faz de melhor, ganhando em produtividade e otimizando processos. Afinal de contas, seu business é gerenciar web marketing ou cuidar do seu negócio?

Elimina gastos com a construção de setores específicos na empresa

Mesmo que o gestor opte por não cuidar por conta própria do setor de comunicação da empresa e venha a contratar funcionários para tanto, o ato por si só já envolve o gasto de altos valores, que nem sempre podem ser colocados no orçamento do negócio.

Criar um setor específico para o controle da comunicação, assim, pode não ser um passo inteligente nem possível para uma companhia. Terceirizar tais serviços é uma maneira simples de economizar e contar com a orientação de vários profissionais (ao mesmo tempo) para implantar as melhores soluções disponíveis no mercado para a marca.

É assim que toda a burocracia envolvida nesses processos (inclusive contratação de pessoas e concessão de treinamentos) será de responsabilidade exclusiva da contratada, enquanto os gestores do negócio trabalham apenas com aprovações de planejamentos e manipulação de resultados.

Garante flexibilidade

Não raro, as marcas passam por um “boom” inesperado, ganhando seguidores em redes sociais, muitos clientes de uma só vez e sofrendo com o aumento de público em seus espaços físicos e virtuais.

Muitas vezes, por não preverem tal aumento, os gestores acabam sem saber como lidar com o novo volume de contato com a marca e não aproveitam bem a situação, deixando passar diversas oportunidades de vendas — tudo por não saber exatamente como encarar a comunicação com o público.

Deixar a comunicação da marca nas mãos de uma agência especializada garante que você esteja totalmente preparado para enfrentar qualquer tipo de situação. Além de os profissionais saberem lidar com as flutuações do mercado, uma simples alteração contratual pode garantir que você tenha o auxílio de mais ou menos pessoal, conforme se fizer necessário.

Permite o desenvolvimento correto da marca

Planejar a marca e auxiliá-la a se consolidar no mercado é o principal objetivo das agências. Uma vez criada a sua identidade, é preciso manter-se fiel a ela; seu bom desenvolvimento tem tudo a ver com torná-la autoridade em seu segmento e agir estrategicamente para fidelizar clientes.

Por meio de anúncios, publicidade, redes sociais e diversas ferramentas de comunicação — tanto interna quanto externa —, a agência não vai apenas criar estratégias para sua marca chegar ao público-alvo, mas vai também acompanhar e monitorar todos os resultados de cada ação.

Com cada engrenagem do negócio funcionando corretamente (e contando com o auxílio de profissionais experientes), haverá o desenvolvimento da marca e sua consolidação no segmento de mercado. É preciso apenas que cada colaborador se concentre naquilo que sabe fazer bem.

Economiza tempo e dinheiro

Muitos empreendedores agem impulsivamente e acabam investindo muito dinheiro em ações que têm uma taxa de retorno baixa, quando poderiam alocar bem melhor tais valores em outras ferramentas e soluções.

Os profissionais das agências especializadas possuem a expertise e o know-how exigidos pelo mercado do marketing, lidando diariamente com suas mudanças; por isso, conhece exatamente o que surte mais efeito para cada segmento.

Para evitar o desperdício de recursos em ações que podem não ser suficientes para atingir o objetivo final, trabalhar sua marca ao lado de uma agência de comunicação é investir em estratégias específicas para o seu negócio e tipo de consumidor que você deseja conquistar.

Evita prejuízos com o uso errado de plataformas de mídia

Apesar de ferramentas importantes de web marketing serem de uso gratuito (como Google AdWords e Facebook Ads), elas funcionam à base de dinheiro. E se você não cuidar do famoso ROI (Retorno sobre Investimento), poderá desperdiçar (e muito) dinheiro, afinal plataformas de mídia não são “instituições filantrópicas”.

Saber configurar campanhas e extrair os melhores resultados de cada ferramenta não é tarefa fácil, tanto que existem certificações específicas para isso. O barato pode sair caro, portanto vale a pena contratar os serviços de uma agência que conhece a fundo o funcionamento das plataformas, para não sofrer com investimentos equivocados.

Fornece relatórios individualizados

O auxílio de agências especializadas ainda permite que você não perca tempo com o planejamento de ações a serem seguidas e obtenha relatórios individualizados.

Ao terceirizar o acompanhamento de métricas e resultados, você deixará esse trabalho nas mãos de quem entende do assunto. A agência poderá entregar seus pareceres (assinados por profissionais da área), descontinuar o que deu errado e reforçar aquilo que deu certo, criando novas estratégias a partir de resultados práticos.

O único trabalho do gestor e de seu time, assim, será acompanhar o andamento dos relatórios e alinhar suas metas e objetivos com os profissionais escolhidos, decidindo qual o importe necessário para alavancar suas operações.

Possibilita o acesso a novas tecnologias

A terceirização do segmento de comunicação da sua marca indica que a empresa passará a contar com ferramentas especializadas no assunto bem como com o auxílio de profissionais que sabem manipulá-las de maneira correta.

No mercado digital como um todo, métodos e ferramentas estão sendo constantemente atualizados, de forma que a não utilização de plataformas, mesmo que por alguns meses, pode fazer com que o usuário não mais consiga compreender suas funcionalidades.

Além disso, algumas das ferramentas mais importantes para a manutenção de uma boa estratégia de comunicação para empresas são tão caras, que mesmo as agências têm dificuldades para obter, adquirindo-as apenas com a diluição dos custos entre clientes. Será possível acessá-las apenas terceirizando serviços.

Com uma agência especializada, você contará não apenas com tais ferramentas, mas também com profissionais constantemente atualizados e em dia com as últimas tendências, o que por si só já representa um enorme diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Dá resultados de maneira mais rápida

Não é à toa que terceirizar processos envolvendo a comunicação de organizações é tão comum, afinal é uma das melhores formas de assegurar qualidade na execução de processos e entrega de resultados.

Profissionais qualificados serão capazes de agilizar todos os serviços de interlocução com o público, permitindo que a marca estabeleça e mantenha um alto padrão de excelência nesses processos.

Isso causa um impacto positivo direto na imagem da companhia, já que será melhor vista pelos clientes. A equipe especializada, assim, poderá colher resultados de maneira mais rápida e modificar o que julgar necessário, para melhorá-los cada vez mais.

Permite a atualização constante com as tendências do mercado

Nenhuma marca pode se dar ao luxo de não acompanhar as últimas novidades em comunicação — especialmente na era digital. Tendências devem ser antecipadas pelas companhias para que possam agarrar grandes oportunidades para os negócios.

Ficar de olho nessas movimentações, entretanto, demanda muito tempo e atenção, motivo pelo qual contar com o trabalho de uma agência terceirizada facilita (e muito) o trabalho de seguir novas direções mercadológicas.

Novas redes, plataformas, ferramentas e maneiras de atingir e dialogar com o público surgem diariamente. Sua boa utilização é essencial tanto para aumentar a relevância da marca quanto para atrair mais pessoal e, especialmente, fidelizá-los.

Otimiza o tempo

A vantagem final de terceirizar a comunicação da sua marca é, na realidade, relacionada com todos os benefícios anteriores.

Ao deixar os esforços da sua estratégia com um funcionário que não entende bem do assunto, você provavelmente receberá um banner, layout ou post depois de muito tempo, já que ele terá de entender como funciona cada ferramenta em primeiro lugar para, somente depois, aproveitar suas funcionalidades.

Funcionários especializados, por outro lado, contarão com prazos fixados anteriormente (de acordo com o que for mais viável para a empresa) e entregarão resultados que provavelmente precisarão de pouca ou nenhuma revisão, permitindo que o gestor gaste menos tempo com aquela atividade.

Agora que você já conhece bem os principais benefícios de ter a comunicação da sua marca nas mãos de uma agência especializada, que tal conhecer a Projetual e permitir que nossos profissionais tracem o melhor plano para o seu negócio? Entre em contato conosco e conheça as vantagens de ter um parceiro experiente e credenciado pelo Google!

*A Projetual é agência credenciada Google Partner. Estamos no mercado de comunicação integrada desde 2003, trabalhando para marcas B2B, B2C e e-commerce.

 

Por redação Projetual Comunicação.

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