IBOPE: pesquisa segmenta consumidores do varejo em shoppings

IBOPE: pesquisa segmenta consumidores do varejo em shoppings

A pesquisa divulgada pelo IBOPE Inteligência na última segunda-feira, 4, estabeleceu o perfil de 200 marcas do varejo que se possuem loja física em shoppings. Intitulada como Marcas Varejistas, o estudo foi realizado a partir de 25 mil entrevistas e tem por objetivo mapear o perfil dos consumidores de acordo com alguns indicadores como, por exemplo, idade e classe social.

De acordo com a publicação, apenas 3% dos entrevistados fazem parte da classe A, no entanto, esta parcela da população corresponde a 13% do poder de consumo brasileiro. A classe B fica com 40% do total de consumo do país e tem como principal meio de consumo em shoppings as lojas de fast fashion. Em seguida aparece a classe C, com 49% de presença e responsável por 31% do consumo.

Um dado bastante relevante da pesquisa é que não foi apresentada uma marca que reúna consumidores de todas as classes listadas, ou seja, a segmentação das lojas é bastante estática.

Os setores do varejo mapeados foram moda feminina, moda masculina, calçado feminino, calçado masculino, artigos esportivos, roupas e artigos infantis, roupa de cama, mesa e banho e eletrodomésticos.

Definir o público é um dos primeiros passos que uma marca precisa estabelecer para saber como se posicionar no mercado. Segmentar é necessário para não perder esforços tentando atingir um público que não é consumidor do seu produto e serviço. Quer saber mais sobre isso? Converse com os nossos profissionais.

Por redação Projetual com informações IBOPE.

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