“Agora vamos conversar com a Aracy da Top Therm, que tem um recado especial para você”. E assim a câmera fechava na Aracy e ela discorria um bom tempo sobre as vantagens de comprar a tal iogurteira que se tornou um dos produtos mais conhecidos do merchan brasileiro. Esta técnica utilizada pela Aracy é conhecida como outbound marketing, e consiste basicamente em descrever as qualidades do que se quer vender, a fim de convencer o consumidor a comprar, utilizando as facilidades de pagamento como um dos principais atrativos do produto.

Vender dessa maneira até pouco tempo funcionava, mas o mercado mudou, as pessoas mudaram e a forma de interação com os consumidores evoluiu. Dessa maneira, tentar emplacar um produto ou serviço apenas mostrando como ele é bom ou barato, definitivamente, não funciona mais.

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Foto: Reprodução/ Viverdeblog

E o que funciona?

É exatamente aqui que entra a nova estratégia que é título deste post: o inbound marketing. Em linhas gerais, esta nova tática consiste basicamente em produzir e compartilhar conteúdo de qualidade, com a intenção de atingir um público-alvo específico, a partir de algumas estratégias de marketing digital. Ou seja, inbound marketing é qualquer estratégia que tem como objetivo cativar, conquistar, chamar a atenção dos clientes, em vez de comprá-las com facilidades de pagamento ou características do produto que, às vezes, nem existem de verdade.

Uma metáfora que representa bem essa diferença entre o outbound e o inbound é a oposição existente entre o fazendeiro e o caçador. O primeiro deles cultiva as suas terras e prepara o seu terreno para que as pessoas observem como as suas plantações são bem cuidadas e bonitas; o segundo, por sua vez, sai atrás dos clientes apenas com armas, sem ter nada que os atraiam, a não ser armadilhas que, na maioria das vezes, não funcionam.

Números que convencem

Especialistas da área afirmam que o inbound marketing custa cerca de 62% menos que o out, isso porque a sua empresa gasta menos em publicidades grandiosas e gritantes e mais em ideias de qualidade e inovadoras que, quando aliadas a uma boa estratégia, dão muito mais resultado.

Além disso, as redes sociais se tornam uma ferramenta fundamental quando a empresa decide utilizar o inbound marketing. As pesquisas mais recentes apontam que 67% dos negócios B2C e 41% das companhias B2B conseguiram clientes utilizando o Facebook.

E o blog?

Uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas é o blog. E sim, eles funcionam. Se você conhece um pouco de SEO, com certeza sabe qual é a importância do seu site ter dentro dele um blog, certo? Se você não conhece, acredite, os conteúdos postados em blogs empresariais possuem um grande poder de viralização. Das companhias que blogam pelo menos uma vez por dia, 92% delas garantem que adquirem novos clientes por meio deste canal.

Ainda não se convenceu?

Definitivamente, o comportamento do consumidor mudou muito, e este é o principal motivo que torna o in melhor que o out. Os usuários conseguem controlar cada vez mais quais informações querem ou não receber, e isso implica diretamente no faturamento da sua empresa, porque se alguém não quiser mais receber as suas ofertas, não receberá. Basta um clique para a sua empresa se tornar SPAM.

Se você quer mudar ou melhorar a maneira como você conversa com os seus públicos e não sabe o que fazer, fique tranquilo, porque nós sabemos. Todo o conhecimento que passamos para você aqui no blog nossos profissionais aplicam diariamente nas estratégias que preparamos exclusivamente para os nossos clientes. Marque uma reunião conosco, venha tomar um café, aproveite para ver a linda vista que temos de Curitiba aqui das nossas sacadas na cobertura, e otimize os resultados da sua empresa com um trabalho profissional e de qualidade. É sempre um prazer recebê-lo.

Fontes: O Globo, Viver de Blog, Marketing de Conteúdo