As adaptações necessárias do profissional de Marketing para poder se manter no mercado

Com o surgimento da internet ocorreu uma grande revolução no mundo corporativo e especialmente na forma de fazer negócios, o que culminou no lançamento de diversas novas técnicas de Marketing. Em um cenário de constantes mudanças, como é o do meio da tecnologia, que em curtos períodos de tempo ocorrem grandes avanços, é preciso que especialistas da área do Marketing mantenham-se atualizados para que não tenham seus conhecimentos defasados em curto período de tempo. O profissional deve-se manter antenado às novidades e técnicas que o mercado exige para a captação de clientes nos mais variados nichos. São duas opções dadas ao tradicional profissional de Marketing: a de aceitar e adaptar-se; ou se ver fora do mercado.

Mas aceitar e debruçar-se sobre as técnicas do chamado Marketing Digital não significa abandonar os conhecimentos fundamentais do Marketing adquiridos ao longo dos anos, e sim, utilizar das estratégias mais importantes da área para adequá-las e aplicá-las ao mundo online. Já no âmbito acadêmico, há um hiato entre o conhecimento oferecido pelos professores e a realidade existente no mercado, de forma que aqueles por vezes encontram dificuldades de adaptar os conteúdos às novidades digitais que surgem de forma – quase – desenfreada.

Portanto é fundamental que os profissionais de Marketing procurem acompanhar e dentro do possível se antecipar às inovações tecnológicas, para que tenham seu papel exercido de forma eficaz, uma vez que cabe a eles desvendar as estratégias necessárias para alavancar os negócios em um crescimento sustentável e de longo prazo.

 

Por Redação Projetual