Nós não paramos de acompanhar novidades trazidas pelo Instagram, especialmente para as empresas. Essa semana foi anunciada mais uma funcionalidade para os usuários comerciais brasileiros que com certeza vai aquecer as vendas: o Instagram Shopping.

É uma funcionalidade que permite perfis comerciais criarem verdadeiras vitrines virtuais em suas páginas. Em uma foto, é possível incluir as principais informações sobre os produtos que aparecem no post e também dar ao usuário a opção de ver aquele produto em uma loja virtual.

É basicamente um pequeno e-commerce dentro do perfil da empresa. O usuário vê a foto, clica nela (como se faz para ver quem está marcado em uma publicação) e logo aparece o valor do produto e outras características importantes.

Instagram Shopping - Projetual
Função do Insta cria um pequeno e-commerce dentro do app. Imagem: Mumbrella.

A ferramenta foi lançada simultaneamente em oito países, contando com o Brasil. O mais bacana é que o Instagram Shopping está disponível para todos os perfis comerciais, e não apenas aqueles que investem em Instagram Ads (publicações impulsionadas e pagas).

Como funciona

Outra vantagem ótima é que essa função ficou bastante responsiva, discreta e inclusiva. Em cada post comercial é possível marcar até cinco produtos ou até vinte produtos em um único carrossel de fotos, tudo isso permitindo o mesmo tipo de edição, com filtros e legendas, que já era possível.

Depois de postada, a foto vai contar com um pequeno ícone de uma sacola de compras no canto inferior – no feed, o ícone aparece no canto superior.

Quando o usuário clica nesse ícone, aparecem as informações sobre o produto e o botãozinho que leva para uma próxima página. Nessa outra página é possível ver informações mais detalhadas sobre o produto, tudo o que o usuário precisa saber antes de comprar. Lá também vai aparecer o botão “Compre agora”, que vai direcionar para a loja virtual da marca.

Instagram Shopping - Projetual
Sequência que mostra como fica o post com o Instagram Shopping. Imagem: TechCrunch.

Vale lembrar que a loja não funciona dentro de próprio Instagram. O aplicativo libera informações até a página detalhada do produto e permite um botão call to action para a página de compra do site próprio da empresa.

Dicas para o Instagram Shopping

Junto com os post comerciais que aparecem no feed, o  Instagram Shopping também possibilita uma página dentro do perfil da marca através da aba “Comprar”. Para ativá-la, é preciso ter pelo menos nove publicações comerciais. Por isso, a rede indica que as marcas façam bastante uso da nova ferramenta.

Outra dica bacana para movimentar mais o público para sua loja virtual é anunciar nas stories toda vez que uma publicação inclui um produto marcado. Dessa forma, a visibilidade desse tipo de anúncio também aumenta.

É bem importante também que os produtos anunciados sejam exatamente aqueles que constam no perfil comercial anunciado, para não haver nenhuma confusão.

Caso você esteja interessado nessa nova função do Insta e quer saber exatamente como integrá-la em seu perfil, acompanhe esse passo a passo do Instagram.

Ainda não é impossível patrocinar os posts que usam o Instagram Shopping, sendo ele possível apenas para posts orgânicos.

Case Projetual

A Projetual tem o prazer de cuidar do Instagram da Sigma Car (@sigmacar), loja aqui de Curitiba (PR) que oferece produtos automotivos da mais alta qualidade.

Bem recentemente resolvemos fazer um post para eles utilizando a função do Instagram Shopping. Dê uma olhada como ficou.

Sigma Instagram Shopping

Como nós falamos, no post é possível colocar as informações mais importantes para o usuário que realmente se interessar. Clicando na flechinha preta do lado do nome do produto, ele vai para uma página mais detalhada, antes de ir para a loja virtual da Sigma.

Fique por dentro com a Projetual

O Instagram da Projetual foi o lugar em que mostramos essa novidade primeiro! Por lá, estamos sempre mostrando as últimas novidades sobre as redes sociais que podem ajudar as empresas a melhorarem seus resultados. Nos siga no @projetualcomunicacao e fique por dentro de uma série de informações úteis para sua marca!


Por redação Projetual.