Por que usar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing?

Por que usar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing?

Se você conhece um pouco das redes sociais, certamente já viu ou ouviu falar sobre o Instagram Stories.

Trata-se de um recurso do aplicativo Instagram, rede social que compartilha exclusivamente fotos e vídeos. Pela facilidade de uso, é uma das redes sociais mais populares do mundo e a segunda mais acessada no Brasil.

As fotos postadas aparecem para os seguidores do perfil na página inicial do programa. Acima da barra de rolagem ficam os Stories, que são imagens ou vídeos de curta duração e que permanecem visíveis por 24 horas. Também é possível fazer transmissões ao vivo e adicionar links às postagens.

Aliado ao grande número de usuários, a função tornou-se uma ferramenta atrativa e eficiente para as empresas investirem em marketing. Preparamos este artigo para apresentar a você as vantagens de utilizar esta estratégia. Confira!

Alcance de pessoas

De acordo com o último número divulgado de usuários pelo Instagram, são 300 milhões de usuários ativos. Cerca de 15 milhões destes perfis pertencem a empresas.

Um dos motivos de tantas marcas utilizarem a tecnologia, certamente, se deve ao alcance de pessoas. O usuário pode encontrar o seu perfil através de hashtags, localização, interações entre curtidas, marcações e comentários.

Isso significa que você pode atrair tanto quem busca especificamente por um serviço oferecido em determinada localidade, quanto as pessoas que, no geral, se interessam pelo segmento de sua empresa.

Marketing de Influência

O Marketing de Influência é uma ferramenta moderna de marketing e muito bem desempenhada através do Instagram Stories. Consiste em utilizar uma pessoa que exerça certa influência sobre o público-alvo de sua marca, indicando os seus produtos ou serviços.

A revista americana Forbes divulgou um artigo que aponta uma taxa de retenção de clientes 37% maior quando tal estratégia é usada. É a modernização da clássica e eficiente propaganda boca a boca.

Venda fácil

Empresas já utilizam o Instagram como um canal direto de vendas, por conta da função “Shop Now”. O usuário assiste à demonstração do produto e ao clicar, é direcionado à compra da mercadoria.

Essa utilidade acabou tornando o aplicativo um local de venda fácil e rápido consumo. Como é basicamente visual, influencia diretamente na decisão de compra do cliente, que é estimulado a adquirir aquele produto específico.

Observação da concorrência

Analisar a concorrência é uma prática importante para todo gestor preocupado em saber como está o segmento em que sua empresa está inserida. Quando os concorrentes são usados como parâmetro, essa observação pode ajudar a traçar metas para a sua marca.

Em primeiro lugar, é imprescindível saber quem são os concorrentes, as referências do mercado e ficar de olho no que eles estão oferecendo nos seus Stories. Dessa forma, sua empresa tem condições de ofertar um produto diferenciado.

Ter a percepção do que você pode melhorar é essencial para o sucesso de sua estratégia.

Canal direto de comunicação

As redes sociais deixaram o consumidor mais ávido pelo sentimento de proximidade com uma empresa, e mais ansioso em busca de respostas rápidas. Você já reparou como as pessoas se sentem à vontade para deixar um comentário nas páginas das mais diversas marcas e produtos?

O Instagram vai um pouco além. Com a função da transmissão ao vivo dentro do Stories, o público pode deixar um comentário e ser respondido na hora, como se fosse uma entrevista. As dúvidas são sanadas em tempo real.

Contudo, a comunicação não é apenas do consumidor para a empresa. O seu negócio tem o poder de falar diretamente com o público.

Como explicamos no início, os recursos do aplicativo como hashtags, localização e inserção de links passam a mensagem diretamente a todos os interessados. Estima-se que 250 milhões de pessoas usam a função, o que gera impacto positivo quando se faz uma campanha bem elaboradora no Stories.

As vantagens que o Instagram Stories proporciona a sua marca são potencializadas pelo fato do aplicativo ser gratuito, assim como as ferramentas para gerar mais conversões e garantir uma maior visibilidade.

Se você achou interessante saber sobre o Instagram Stories, saiba também como trabalhar com a função Stories do youtube e quais suas vantagens! Até a próxima!

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