Como a inteligência artificial está mudando nosso e-commerce

Como a inteligência artificial está mudando nosso e-commerce

A internet alterou extremamente nossa forma de nos relacionar com o mundo e, claro, de comprar qualquer coisa. O marketing digital prevê que informações lançadas nas redes podem influenciar o comportamento das pessoas, e com a ajuda da inteligência artificial também sabemos ser possível estar em contato direto com as decisões dos compradores.

A presença da inteligência artificial no cotidiano parece invisível, mas está nas coisas mais comuns. Está nas páginas sugeridas no Facebook, nas músicas ouvidas no Spotify, nos pedidos do iFood, nos caminhos feitos pelo Uber, nas sugestões do Google, nos produtos comprados online, nas notícias ouvidas e assistidas nos diversos sites.

Também no e-commerce a inteligência artificial tem importância essencial. Como já sabemos que os smartphones têm participação cada vez maior nos processos de compra inclusive no Brasil, por exemplo, os processos digitais, que passam pelo trabalho de mecanismos inteligentes artificiais, estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano.

Um estudo que mapeou o uso de inteligência artificial no e-commerce constatou dados bastante relevantes: 70% dos consumidores já usam a IA para encontrar ofertas de seus produtos favoritos. Já a empresa Oracle constatou que as empresas têm investido nisso seriamente: 37% das empresas já implementaram sistemas de IA, sendo que até 2020 é esperado que o número chegue a 40%.

Separamos algumas informações encontradas num texto de Manuel Guimarães da empresa Propz, que trabalha com inteligência artificial. Abaixo, estão cinco maneiras de como empresas utilizam IA no varejo hoje em dia.

O que você vê

Uma pesquisa no Google e no Facebook pode levar em conta tanto aquilo que você digitou na barra de pesquisa quanto seus gostos e o seu comportamento na rede social. Assim, acaba mostrando resultados através de uma curadoria, delimitando o que aparece primeiro pra você. Inteligência artificial é o que faz este processo.

Mensagens certas

Sabe o aviso que o Google dá sobre as condições do transito? As mensagens que você recebe de seus aplicativos? Aquelas notificações de algum programa que você usa bastante? Essas mensagens, enviadas por inteligências artificiais, consideram aquilo que o usuário usa, quando usa e quanto tempo faz que ele não usa.

Nas redes sociais este tipo de mecanismo é bastante relevante. No algoritmo do Instagram, por exemplo, o conteúdo personalizado é bastante evidente.

Recomendações convenientes

As recomendações são o que formam os e-commerces. Quando você entra na sua loja virtual favorita, elas estão lá. O seu histórico de busca sempre fica exibido lá também, naquela página “Você já viu”. Seu gosto talvez seja levado em consideração naquela outra aba, “Você talvez goste”.

A inteligência artificial está constantemente trabalhando para oferecer aquilo que você provavelmente gosta. Ela quer saber aquilo que mais pode ser relevante para você e está pronta para ajudar nas suas escolhas.

Saber do que você gosta

Para a inteligência artificial, as sugestões aleatórias já são coisas do passado. Sabendo seu comportamento e o seu histórico, é possível saber o que você vai possivelmente querer comprar.

Atualmente, muitos e-commerces disparam e-mails para seus clientes cadastrados com conteúdo de sugestão de itens, até com descontos. Estes itens foram escolhidos com base no gosto do consumidor, naquilo que ele já comprou na loja virtual ou já gostou.

Inteligência artificial antecipando sua vida

Aqui, vale a pena falar do que a inteligência artificial está fazendo para nosso futuro. Quando falamos sobre Internet das Coisas, nos referimos à interconexão dos dispositivos eletrônicos e também à uma previsão do comportamento das pessoas para facilitar o dia a dia das mesmas. Sobre a Internet das Coisas, vale a leitura deste texto.

Sem inteligência artificial, este tipo de automação das máquinas não seria possível. Hoje em dia, já existem pedidos de compras que são feitos com o apertar de um botão; cafeteiras que são programadas para fazer café de acordo com o horário do seu dono; compras que são feitas automaticamente baseadas naquilo que você já consumiu e gosta.

Isso é apenas um pouco do que sabemos e podemos esperar sobre a inteligência artificial. Aqui no blog da Projetual, trazemos constantes informações sobre como o marketing digital e o comportamento de consumidores está sendo alterando através da influência do mundo online.

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