Links patrocinados: quais os riscos de uma campanha mal configurada?

Links patrocinados: quais os riscos de uma campanha mal configurada?

A sua empresa já utiliza links patrocinados? Eles são elementos importantes nas estratégias do marketing digital e auxiliam na divulgação de conteúdos e nas conversões.  

No marketing de conteúdo, é preciso criar ações e materiais que desenvolvam o visitante pelo funil de vendas. É preciso atrair o visitante até o site, convertê-lo em algum conteúdo, nutri-lo e, por fim, fechar a venda.

Atualmente, a maneira mais comum de gerar conversões é por meio de tráfego orgânico. Porém, os links patrocinados são uma forma mais rápida de atrair um público segmentado e converter usuários que já estão no fundo do funil de vendas

Veja, neste post, o que são links patrocinados e entenda a importância da construção de uma campanha bem elaborada!

O que são links patrocinados? 

Os links patrocinados referem-se aos anúncios pagos encontrados na internet e que têm como objetivo aumentar o tráfego e cliques no site ou gerar cadastros em uma landing page, download de um cupom de desconto, entre outros.

Esses tipos de anúncio podem ser encontrado no Google e no Facebook. Eles são criados para fazer com que o material do anunciante esteja em destaque perante os demais conteúdos e anúncios de concorrentes. 

Um exemplo de link patrocinado são os primeiros resultados mostrados pelo Google ao realizar uma pesquisa em seu buscador. Os anunciantes podem criar campanhas por meio do Google AdWords e configurar anúncios a partir de palavra-chave, localização e gênero dos usuários. 

De maneira simples, o link patrocinado é um anúncio em forma de texto. Ele é encontrado, na maioria dos casos, no Google. Os anúncios podem ser categorizados como:

  • CPC (custo por clique): o anunciante pagará a cada clique no link;

  • CPM (custo por mil impressões): o anunciante será cobrado quando o anúncio atingir mil visualizações ou impressões; 

  • CPA (custo por ação): o anunciante só será cobrado quando o usuário realizar a ação proposta no anúncio (ir para o site, baixar um cupom); 

  • CPV (custo por visualização): A cada visualização do anúncio o anunciante paga determinado valor.  

Os valores dos anúncios serão definidos por uma série de fatores, como segmentação do público, interesses, número de buscas da palavra-chave e qualidade do texto.

Cada fator necessita atenção especial: para definir o público, é preciso conhecer a persona e o público-alvo da empresa; para escolher os melhores interesses, é necessário entender a fundo a plataforma do Facebook.

No caso de definição das palavras-chave o Keyword Planner ajudará a identificar as mais interessantes no momento.

5 riscos de uma campanha mal configurada 

Os links patrocinados são configurados no Google AdWords (anúncios exibidos no Google e seus parceiros) e no Facebook Ads (caso o anúncio seja veiculado dentro da rede social). Mas construir esses anúncios requer conhecimento das plataformas, persona da empresa e análise de resultados. 

Por isso, listamos os riscos que sua empresa corre ao elaborar anúncios mal formulados e sem conhecimento. Confira:

Tempo de retorno mais demorado

O tempo de retorno rápido é um dos pontos altos ao utilizar os links patrocinados em uma estratégia.

Criar uma campanha sem definir objetivos claros, elaborar apenas um modelo para vários anúncios e não acompanhar diariamente os resultados da ação são fatores que prejudicam o retorno dos investimentos. 

Sem o conhecimento necessário, pode demorar dias para que sua campanha converta e, junto com o tempo gasto, também haverá aumento nos custos. 

Aumento dos custos 

Outra consequência negativa de uma campanha mal formulada é o aumento dos custos de investimento. Ao tentar criar um anúncio por conta própria, você pode acreditar que estará economizando com a mão de obra, quando na verdade o gasto estará indo para campanhas que não apresentam resultados satisfatórios. 

Por mais que alguns passos sejam autoexplicativos e que as empresas disponibilizem tutorais para os anunciantes, é preciso um pouco de expertise e conhecimento prévio para entender como a plataforma funciona e quais os melhores caminhos a serem seguidos.

Diminuição das conversões 

Como explicamos acima, o link patrocinado é um facilitador de conversões. Por exemplo: quando as marcas criam anúncios bem-feitos e voltados à conversão, elas são facilmente encontradas por leads que já estão no fundo do funil. O resultado é a conversão do lead naquele link patrocinado. 

Fazer uma segmentação equivocada, não criar uma lista de palavras negativas, utilizar várias palavras-chave ao mesmo tempo e não utilizar um pixel de conversão são ações que diminuem o seu resultado e aumentam o custo de conversão.

Enfraquecimento da marca no mercado

Investir em links patrocinados é sinônimo de manutenção do relacionamento da empresa com o seu público-alvo. Ao patrocinar conteúdos e atingir um público que tem afinidade com o seu produto, você mantém o nome da sua empresa na cabeça do usuário e reforça o branding da sua marca. 

Porém, quando as estratégias de marketing são realizadas de maneira desorganizada e não há um plano sólido de divulgação, as pessoas perderão a referência da sua empresa e esquecerão dos seus produtos e diferenciais. 

Diminuição na captação de leads

O funil de vendas é mantido pela captação constante de leads. Por isso, toda estratégia é bem-vinda e todas as ações devem ser criadas em conjunto para aumentar a entrada de novos clientes.

Uma campanha mal formulada também impacta negativamente na entrada de novos visitantes e diminui, em longo prazo, a conversão dos usuários. 

Após entender a importância dos links patrocinados, é possível perceber que criá-los e monitorá-los não é tão simples quanto parece. Planejar as campanhas, organizar as divulgações, analisar a verba de patrocínio, mensurar os resultados e apresentar os relatórios são responsabilidades do gestor, e tudo pode demandar muito tempo e conhecimento. 

Um profissional especializado pode encurtar processos e economizar a verba da sua empresa. Ele será responsável pelo sucesso das campanhas e apresentará um relatório detalhado de cada ação realizada naquele período. 

Agora que você já viu os principais erros na criação de links patrocinados e formas de evitá-los, será mais fácil conquistar os objetivos do seu negócio. Se ainda ficou com alguma dúvida ou quer investir profissionalmente nesse processo, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudar! 

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