O que as marcas mais valiosas do mundo indicam sobre tendências do mercado

O que as marcas mais valiosas do mundo indicam sobre tendências do mercado

Recentemente, a consultoria internacional Interbrand elencou as marcas mais valiosas do mundo atual e sua taxa de crescimento até o momento em 2017. Sem muita novidade nos primeiros colocados – que há anos ocupam o pódio -, mas os resultados indicam quais negócios estão angariando mais investimentos e sucesso.

Para realizar a avaliação de cada marca, a consultoria levou em conta o que foi produzido e vendido pela empresa, sua presença entre o público e projeções para o futuro. Serviços e produtos vendidos pelas empresas foram rastreados, bem como sua influência e sua vantagem competitiva. Na imagem abaixo é possível conferir a colocação das principais empresas.

Imagem : reprodução / B9.

Apple e Google, as duas soberanas do mundo da tecnologia, ocupam o primeiro e segundo lugar respectivamente há cinco anos entre as marcas mais valiosas. A criadora do iPhone cresceu 3% no último ano e chegou a marca de 184,154 bilhões de dólares, segundo a Interbrand. Já a Google cresceu 6% e agora já teria ultrapassado o valor de 141,703 bilhões de dólares.

Seguindo a lista vem uma novidade: a Microsoft é agora a terceira empresa mais valiosa do mundo. Com crescimento de 10% no último ano, a empresa de Bill Gates agora já vale mais que 80 bilhões de dólares. Em seguida vemos a Coca Cola, com queda de 5% em sua valorização.

Em quinto, um verdadeiro destaque: a Amazon. Depois de fechar 2016 com 42% de alta em suas ações, a empresa cresceu 29% até então em 2017. Os constantes períodos lucrativos dessa gigante do varejo são resultado de investimentos enormes que ajudaram a marca a se colocar entre as primeiras lojas de comércio eletrônico do mundo. No começo desse ano, por exemplo, foi investido 1,5 bilhão em um único (e enorme) centro de entregas nos Estados Unidos.

Imagem: reprodução / B9.

E é impossível não deixar de citar a escalada do Facebook, que agora é a oitava entre as marcas mais valiosas do mundo depois de crescer 48% em 2017. A empresa de Mark Zuckerberg trabalhou muito para nos últimos anos estar presente na vida da população mundial de diversas maneiras, tanto participando da vida social dos usuários quanto possibilitando cada vez mais formas de relacionamento entre empresas e clientes. Agora, com a presença cada vez mais constantes de diversos comércios na plataforma, a participação de terceiros valorizou imensamente a empresa.

Os 10 primeiros colocados da lista da Interbrand apontam para uma constante: empresas de tecnologia valorizam-se cada vez mais, ganhando mais domínio e conquistando sempre mais seus consumidores com suas novas soluções. Mesmo com a desvalorização da IBM, empresa de informática, parece que a tendência é o crescimento de marcas que trabalham com soluções digitais.

 

Continue por dentro das principais informações e novidades do comércio digital. Nós da Projetual estamos constantemente atrás das notícias mais relevantes para que você permaneça sempre bem informado em seu segmento. Além do blog, nos acompanhe também em nosso canal no Youtube e em nossa fan page!

 

Por redação Projetual, com informações de B9

COMPARTILHE: