Marketing digital: entrevista da Projetual para o site Gestor de Marketing
O universo da comunicação, com certeza, é o universo da Projetual. Estamos inseridos e sabemos desenvolver projetos que envolvem tanto o marketing digital e suas inúmeras vertentes; como também estratégias off-line, utilizando das mídias tradicionais e investindo em novos meios que, quando bem trabalhados, podem gerar muitos resultados.
Em 2012, a Projetual foi procurada para uma entrevista sobre marketing digital e e-commerce, que foi veiculada no jornal “Paraná no Ar, da Rede Record”. Levando em consideração o histórico de trabalho e o know-how aqui da agência, é o que portal Gestor de Marketing, coordenado desde 1999 pelo reconhecido profissional Olimpio Araújo Junior que, além de ser parceiro da Projetual desde 2012, também é um de nossos clientes, procurou a nossa diretora, Milena Mancini, para uma conversa sobre como iniciar um negócio na web. A entrevista aconteceu na última segunda-feira (29), em nossa sede, aqui na Praça do Japão, que você já deve ter visto por aí em alguma foto do nosso Instagram.
Apesar do crescente avanço do mercado online, a maiorias das pessoas ainda não compreende como utilizar os diversos meios disponíveis para otimizar as suas vendas e, foi justamente pensando nisso, que a primeira pergunta do site Gestor de Marketing focou no início dos trabalhos, ou seja: “Como começar um negócio online?”.
Planejar é preciso
De acordo com Milena, antes de mais nada, qualquer estratégia de marketing, seja ela on ou off-line, deve ter o início em um planejamento. Para o empresário que deseja iniciar as atividades de sua marca na internet, o primeiro passo é definir qual é o objetivo, por exemplo: 1) ter um e-commerce para também vender pela internet; ou 2) trabalhar a presença digital da marca a fim de fidelizar os clientes já existentes e conseguir novos consumidores. Para cada caso, o passo inicial será diferente. “Definir o objetivo é fundamental para definir qual será a estratégia”, afirma Milena.
O papel das redes sociais
E as redes sociais, em ambos os casos, desenvolvem um papel crucial no atual contexto. “Independentemente do objetivo final, as redes sociais podem funcionar sim, quando trabalhadas da maneira correta, claro”. A diretora da Projetual ressalta a importância de redes como o Facebook para gerar relacionamento com o público alvo e, consequentemente, converter a relação saudável em vendas.
Construção da imagem digital
O trabalho positivo de branding que as marcas desenvolvem na web pode gerar resultados muito bons, independentemente do tamanho do negócio do cliente. “Quando você tem uma presença digital bem estruturada, a sua loja pode ser pequena, mas quando visitarem o seu site ou perfil nas inúmeras redes sociais existentes, ela transmitirá credibilidade e profissionalismo, porque profissionais especializados construíram a imagem do seu negócio com objetivos definidos e estratégias bem implementadas, além das técnicas referentes ao layout e a produção de conteúdo, obviamente”.
Por que contratar um serviço profissional?
Olímpio destacou a importância de investir em profissionais especializados para obter retorno vindo da web, e a nossa diretora concordou com a informação. Para Milena, em geral, não se trata de um custo ou gasto, mas sim de um investimento com retorno garantido:
“Nós conseguimos mostrar para os clientes que o investimento nas ferramentas online, seja no caso das redes sociais, blogs ou plataformas como o Facebook Ads ou Google Adwords têm retorno, e isso é possível graças aos relatórios de métricas que também disponibilizamos”, ressaltou.
Quer saber mais?
A entrevista completa está disponível abaixo em nosso canal no YouTube, e ela tem muito mais conteúdo relevante para você acompanhar. Serviços de SEO, planejamento, conversão de leads, conteúdo de qualidade e muitos outros assuntos foram abordados, vale a pena conferir. Ah, e qualquer dúvida, venha conversar pessoalmente conosco. Atendê-lo é sempre uma satisfação.