Marketing por Dados

Diferente da tradicional, o Marketing por Dados é uma abordagem que orienta empresas a conduzirem suas decisões de negócios baseadas em informações concretas, não ficando isolado apenas nas iniciativas feitas em meios online como o Marketing Digital.

Marketing por Dados e Marketing Digital, todavia, são muitas vezes vistos como próximos devido à falta de conhecimento sobre o assunto. Por isso hoje definiremos o que cada um deles pode fazer pelo seu negócio. Vamos lá?

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital compreende como uma miríade de iniciativas na web para a divulgação de um negócio. É um daqueles termos que tentam contemplar uma série de diferentes abordagens porque todas elas têm um tipo de mídia em comum.

As estratégias de Marketing Digital, por exemplo, são a otimização de SEO feitas em blogs e sites para que eles sejam mais facilmente encontrados no Google. Mas também entram nessa disciplina campanhas de e-mail marketing, postagens em redes sociais e a criação de landing pages.

O princípio do Marketing Digital é se dedicar a conquistar clientes onde eles estão. Hoje, a maioria de nós passa pelo menos o dobro do tempo online do que fazíamos há 12 anos — por causa disso, as marcas vieram para este universo, tentando nos cativar. As diversas maneiras como elas fazem isso na web são acolhidas pelo termo Marketing Digital.

O que é Marketing por Dados?

O Marketing por Dados é um pouco mais complexo, pois não podemos defini-lo com uma contextualização tão simples quanto “o Marketing feito para a internet”. É que iniciativas de Marketing orientadas por dados são aplicáveis dentro e fora no universo online, e sua natureza é definida pela oferta de Inteligência Competitiva.

O que faz com que o Marketing por Dados seja diferente do Digital é a maneira como ele é concebido. A ideia é que basear essas estratégias levando em consideração informações e fatos aferidos pela marca acerca de seus clientes é uma maneira mais elaborada de cativar a sua atenção. Isso acontece porque ele permite a criação de experiências personalizadas, capazes de atingir em cheio a audiência de uma empresa.

Ao contrário do Marketing Digital, o por Dados é multicanal. Ou seja, atinge várias redes e não fica limitado a trocas de e-mail ou postagens em redes sociais, podendo ser utilizado em estratégias off-line (fora da web).

As informações coletadas e analisadas aqui podem ser utilizadas em comerciais para a TV, anúncios de revistas e até na adaptação de outros elementos de comunicação, como as embalagens que contém os produtos de um negócio.

Marketing por Dados ajuda a desenvolver soluções mais precisas, dando maior clareza sobre o público-alvo que uma empresa deveria tentar conquistar, e ajuda a refinar a experiência do consumidor em toda a sua jornada de compra.

Quais são as ferramentas exclusivas do Marketing por Dados?

O que faz com que essa nova maneira de Marketing seja efetiva é a análise de dados, que é possibilitada pelo uso de ferramentas exclusivas, como as descritas a seguir.

Big Data

Big Data é trabalhar com grandes conjuntos de dados simultaneamente. Ele exige um software específico e expertise, mas traz resultados como a percepção de padrões, importantes para se observar tendências de mercado.

Business Intelligence

Business Intelligence é o uso de dados para o desenvolvimento de insights. É basicamente como o Big Data é aplicado para a geração de soluções práticas, como a Inteligência que faz com que seja possível entender o que um consumidor busca antes mesmo que ele perceba isso.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial é outro recurso que faz a diferença no Marketing por Dados, tornando os softwares de análise mais eficientes e conferindo a eles capacidades próximas às dos seres humanos.

E aí, gostou de conhecer melhor o Marketing por dados e suas ferramentas? Compartilhe sua opinião sobre o assunto nos comentários, estamos curiosos para ouvir você!

 

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