Melhores horários para postar nas redes sociais

Sabemos que uma presença de peso (em qualidade, não quantidade) nas redes sociais é parte essencial das estratégias de muitas empresas. No entanto, agir igualmente em cada uma delas não é uma boa ideia.

Instagram e Facebook possuem características específicas, tanto em relação ao tipo de postagem quanto às formas de engajamento. Algo que passa desapercebido por muita gente é o horário de publicação, que certamente funciona de forma diferente em cada uma das redes.

E é sobre isso que falaremos hoje. Como um dos principais objetivos de qualquer presença digital de uma marca é criar engajamento, é importante saber “a hora de falar” em cada rede.

Abaixo, trazemos uma relação feita pela Sprout Social, empresa especializada em gestão de redes sociais, de como funciona o comportamento dos usuários de cada uma das principais redes. Também vemos como cada segmento tem um público que interage de forma específica, em momentos diferentes.

Melhores horários para o Facebook

Nos últimos tempos, o Facebook tem alterado sua forma de classificar os posts no feed. Já vimos aqui no blog que posts de amigos atualmente recebem mais ênfase do que os posts comerciais.

No entanto, a rede é ainda a mais popular do mundo, com quase um bilhão e meio de usuários ativos diariamente. Para qualquer marca, independente do segmento, a presença no Facebook é essencial.

Os melhores horários para postar no Facebook são às quartas, das 12:00h às 14:00h, e às quintas, das 13:00h às 14:00h. Quinta-feira é o melhor dia da semana para postar na rede, sendo sábado o pior dia para engajamento.

Melhores horários - Facebook
Reprodução / Marketing de Conteúdo.

Sim, o horário do almoço é realmente o melhor para as postagens. Os dados mostram que intervalo que as pessoas têm entre seus afazeres é geralmente utilizado para ficar online, checando o que acontece nas redes sociais.

Cada segmento, no entanto, funciona de forma diferente no engajamento. Confira como é a interação dos fãs de acordo com cada tipo de página:

  • Para páginas de instituições de ensino: terças e quintas, das 11:00h às 17:00h, são momentos de maior engajamento. sextas e fins de semana geram menos interação;
  • Para páginas de empresas da área de saúde: sexta-feira ao meio-dia é o melhor momento, seguido por segunda às 14:00h, quarta entre 12:00h e 13:00h, quinta às 14:00h e entre 19:00h e 22:00h, e no domingo entre 12:00h e 14:00h. Sábados são dias de pior engajamento;
  • Para páginas do setor de tecnologia: segundas às 12:00h e terças entre 10:00h e 12:00h são os melhores momentos para engajamento. Os sábados são os piores dias;
  • Para páginas do setor de varejo: terças às 14:00h e sexta às 11:00h são os melhores horários, enquanto qualquer horário comercial é seguro. Os fins de semana são ruins para engajamento nesse setor.

Melhores horários para o Instagram

Tão importante quanto o Facebook, o Instagram é essencial para as marcas, especialmente as brasileiras que trabalham com atração visual dos produtos. Segundo o Social Media Trends, cerca de 80% das empresas do Brasil estão presentes na rede.

Ela é a melhor rede possível para trabalhar conteúdos visuais. As ferramentas comerciais só tem crescido, principalmente depois do Instagram Shopping, ferramenta que praticamente colocou um e-commerce dentro da rede social.

O Instagram também tem seu próprio comportamento, algo que percebemos através dos horários de maior interação dos usuários.

De forma geral, os melhores horários para marcas postarem nas redes são as quartas, às 15:00h; quintas, às 5:00h, 11:00h, 15:00h, 16:00h; e sextas, às 5:00h. Quinta-feira é o melhor dia para postar na rede, enquanto domingo é o pior dia para engajamento.

Melhores horários - Instagram
Reprodução / Marketing de Conteúdo.

Agora, separando por segmento:

  • Perfis de instituições de ensino: o melhor horário é segunda-feira às 20:00h, sendo domingo o pior dia;
  • Perfis de empresas da área de saúde: terça-feira às 13:00h é o melhor horário, enquanto os fins de semana trazem os piores resultados;
  • Perfis de empresas de tecnologia: quarta-feira às 10:00h traz o melhor engajamento, enquanto domingo traz o pior;
  • Perfis de varejo: 11:00h e 13:00h de sábado são as horas de melhor engajamento, enquanto segunda-feira é o pior dia.

Garantindo bons resultados

Gerar engajamento do público não é uma tarefa fácil. Afinal, cada rede social possui sua forma de trabalhar, conta com suas ferramentas e particularidades.

É preciso ficar atento em fatores como tendências, temas abordados, teor da mensagem, persona da marca, entre várias outras coisas que são relevantes para o conteúdo produzido e divulgado em qualquer rede social.

Resumindo, é preciso estar atualizado com o que faz parte das melhores estratégias possíveis dentro de cada perfil de marca.

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Por redação Projetual, com informações de Marketing de Conteúdo.