Millennials: os comportamentos da geração em relação ao e-commerce e os hábitos de consumo

Millennials: os comportamentos da geração em relação ao e-commerce e os hábitos de consumo

A geração dos millennials nasceu na era da internet e mudou a forma como o mercado é visto

Os millennials são aquela geração de jovens entre 18 e 34 anos que já nasceram na era da internet – ou pelo menos acompanharam seu maior avanço desde muito pequenos. Isso significa que essa é a geração mais conectada da história. As conexões online geraram novos hábitos de consumo e, consequentemente, novas formas de movimentar o mercado como um todo. Isso acaba se tornando uma tendência, porque toda a sociedade aos poucos está se adaptando ao consumo online e também preferindo o rumo que as coisas tomaram no momento atual.

A geração dos millennials trouxe novos desafios corporativos, e empresas que desejam se tornar competitivas precisam entender os hábitos dessas pessoas, as preferências de consumo e se adaptar o mais rápido possível. Como foi dito, apesar do padrão ter sido colocado em pauta graças aos millennials, toda a sociedade vem adotando o mesmo comportamento relacionado ao consumo.

Quem são e quais os principais hábitos de consumo

Os millennials são mais conhecidos como geração Y, mas o primeiro termo vem sendo cada vez mais usado. São os nascidos entre a década de 1980 e os anos 2000, que acabaram crescendo em um cenário com muitos avanços tecnológicos que alteraram esferas como o mercado de trabalho.

Essa geração tem o hábito de utilizar o Google quando qualquer informação é necessária, e por isso o varejo precisa de adaptar na forma de fazer o conteúdo. Os millennials são muito imediatistas, por isso no processo de compras é importante que esse seja um aspecto fundamental no planejamento do plano de negócios. A entrega de produtos, por exemplo, tem uma demanda muito rápida.

A adaptação é importante porque essa geração tem um poder de compra estimado em U$ 2,4 trilhões, enquanto os hábitos de consumo ultrapassam os 600 milhões de dólares por ano. A grande maioria das compras acontece online, isso porque, segundo jovens que se enquadram no padrão millennial, comprar de uma loja online é mais prático do que comprar de uma pessoa real.

Como atingir a geração millennial?

Uma das coisas que a geração millennial mais valoriza é a experiência de compra que eles estão tendo. Isso porque o acesso às informações deixou essa clientela mais exigente e consciente da diferença de preços etc.

A transparência é outra característica fundamental, porque há a necessidade que as relações sejam plenas e satisfatórias e, acima de tudo, que haja sempre a sensação de um atendimento especial, a sensação da novidade. No século XXI conquistar a fidelidade a uma marca é um assunto muito complexo. Por isso, se a sua empresa visa isso, é importante que os clientes estejam plenamente satisfeitos.

O foco em preços atrativos também deve ser levado em conta. Os consumidores online partem da premissa que não importa em qual site será realizada a compra, desde que o produto tenha um preço bom. O frete grátis, então, é outra ferramenta que atrai muito o olhar desses consumidores.

Um fato que afasta o consumo são passos demasiadamente complicados ou relacionamentos comerciais extensos. O checkout na loja deve ser o mais simples e rápido possível, porque muitos campos de preenchimento de informação são a receita certa para espantar essa geração!

 

Tendo essas dicas em mente, adaptar o seu comércio, principalmente online, é uma boa maneira de garantir a continuidade do progresso de vendas!

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