Motivos valiosos para a sua empresa apostar em Endomarketing

Motivos valiosos para a sua empresa apostar em Endomarketing

A cultura organizacional é parte do cotidiano da gestão de pessoas de uma empresa. E, o endomarketing é uma valiosa estratégia para fortalecer esta cultura. Entenda um pouco mais a seguir!

 

Para você começar a entender, precisamos perguntar o seguinte: você sabe qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing? Saiba que, apesar de muitos entenderem como se fossem a mesma coisa, tratam-se de conceitos distintos.

Quando falamos de comunicação interna, estamos nos referindo ao que a empresa faz para levar uma mensagem ao colaborador. No caso, falamos das ações em si, por exemplo: os memorandos, alguma revista interna, newsletters internas, etc.

Diferentemente, o endomarketing é um pouco mais que isso. É um método valioso para conscientizar o coletivo dentro da empresa, para os colaboradores se sentirem reconhecidos e para que isso tudo gere mais produtividade e qualidade de vida.

Contudo, comunicação interna e endomarketing caminham juntos nos processos organizacionais. Afinal, é preciso usar da comunicação interna para realizar campanhas de endomarketing, não é mesmo?

Agora que você entendeu a diferença entre os dois conceitos, veremos um pouco mais sobre as vantagens de se trabalhar com endomarketing a seguir:

Sobre o Endomarketing e a Cultura Organizacional

Basicamente, todos os princípios, crenças e atitudes esperadas dentro de uma empresa são componentes da cultura organizacional. Assim, os gestores definem um padrão de comportamento por meio de quem? Do endomarketing.

Entretanto, não se trata de uma visão impositiva de comportamento. Até porque, a geração Y e Z não consegue muito se adaptar a este tipo de expectativa e, desde que entraram no mercado, os processos empresariais acontecem muito mais de forma homogênea e horizontal do que hierárquicos. Inclusive, pense nisso na hora de criar as suas ações! 😉

Motivos para desenvolver esta estratégia

O Taylorismo e o Fordismo foram, por muito tempo, modelo de cultura organizacional para muitas empresas. As linhas de produção eram a base dos processos empresariais depois da revolução industrial.

Porém, para muitas empresas estes modelos de comportamento já estão obsoletos e, por isso, novas culturas modernas e de relações recíprocas entre os todos os colaboradores passaram a surgir.

Estímulo e resposta

Hoje, algumas empresas passaram a adotar, por meio do endomarketing, maneiras de motivar os colaboradores, por exemplo. Para ilustrar melhor, o que você acha de adotar um programa de carreiras dentro da sua empresa?

Esta é apenas uma ideia que você pode empregar para que seus colaboradores alcancem sentimentos de autorrealização ou mesmo de segurança dentro da empresa e, assim, sintam-se também muito mais motivados para continuar trabalhando ali, dando o seu melhor para isso!

Afinal, de acordo com Lima, uma especialista em engenharia da produção, “a falta de motivação dos colaboradores pode afetar a produtividade da empresa, causando vários problemas. Nessa linha, é necessário desenvolver fatores motivacionais para que os funcionários desenvolvam ou estimulem seu comprometimento com a organização.”

Qualidade de vida empresarial

Além disso, quantas pessoas você conhece que já deixaram de trabalhar para empresas que lhes davam um ótimo salário justamente por preferir uma melhor saúde mental? Isso acontece pois é totalmente normal escolhermos ambientes onde nos sintamos realizados profissionalmente, mas que também nos seja agradável de alguma maneira.

Assim, as ações de endomarketing funcionam para colaborar com essa visão. Por exemplo, um programa de bonificações ou premiações para sugestões de melhorias que deram certo pode ajudar tanto na realização profissional do colaborador quanto para a empresa em diminuir a rotatividade de funcionários.

Inclusive, existem outros fatores para apostar em endomarketing. Veja só:

  • melhora consideravelmente o relacionamento entre toda a equipe;
  • estimula e qualifica os colaboradores;
  • desenvolve profissionais mais humanos.

Agora, para garantir que tudo isso funcionará da melhor maneira possível na hora de fazer o Endomarketing acontecer dentro da sua empresa, conte com a nossa equipe especializada em marketing digital! Entre em contato agora mesmo, clicando aqui!