Mudanças no Google Adwords

Recentemente, foram anunciadas algumas mudanças no Google Adwords que possivelmente vão impactar como certas empresas investem em seu posicionamento no mecanismo de buscas. As alterações têm a ver com a periodicidade dos anúncios, que a partir de agora ficarão no ar mesmo depois de o orçamento diário ser extrapolado.

Em seu site, a empresa comentou que as mudanças foram feitas para “ajudar você a atingir seus objetivos publicitários, como cliques e conversões”. Mas nem todos receberam tão bem as novidades, como mostraremos logo mais.

Quais são as mudanças no Google Adwords

Basicamente, os anúncios do Adwords tinham um limite diário alcance baseado no custo por clique, como muitos já sabiam. Antes, as empresas podiam investir, digamos, 300 reais mensais em uma campanha, o equivalente a 10 reais por dia.

Quando o tráfego do site era muito intenso – em razão dos anúncios – e chegava a ultrapassar o orçamento diário, os anúncios eram simplesmente “desligados”. Dessa maneira, cada dia tinha um orçamento padrão reservado para esses anúncios, mesmo que o tráfego intenso acontecesse apenas em dias específicos.

Mudanças no Google Adwords - Tweet - Blog Projetual 2
Esquema que ilustra o intuito do Adwords. Imagem: Host Gator.

As mudanças no Google Adwrods foram feitas porque a empresa considera que o tráfego na internet é muito variável, “como um oceano”. “Alguns dias, com ondas pequenas. Outros dias, com ondas gigantes”. Por isso, a partir do mês de outubro os anúncios não irão parar de ser mostrados quando o orçamento diário é atingido. Sua divulgação poderá continuar até que o orçamento seja superado duas vezes.

O usuário que investe em Adwords não terá que pagar à mais quando o tráfego de internet fizer com que a publicidade extrapole o orçamento diário. Segundo o Google, os dias de pouco movimento na internet irão compensar o investimento maior nos anúncios em momentos específicos. Além disso, o orçamento mensal não será ultrapassado e continuará sendo dividido entre os dias disponíveis.

Críticas de quem investe

As mudanças no Google Adwords foram contestadas no próprio tweet da empresa, através de críticas vindas de quem investe na plataforma. Acontece que os investidores estão se vendo no risco de seu orçamento para anúncios se esgotar antes do fim do mês, fazendo com que as propagandas durem apenas em alguns dias, não o mês inteiro.

Mudanças no Google Adwords - Tweet - Blog Projetual
“É sério? Então se vocês fizerem isso, eu poderia teoricamente ficar sem anúncios já no 15º dia do mês? COMO ASSIM? Não estão nos ajudando”. Comenta Michelle, expondo uma crítica muito comum à essa nova atualização. Reprodução / Resultados Digitais.

 

Sim, a possibilidade de os anúncios pararem de acontecer antes do fim do mês é uma realidade. Como a própria Google dá a entender, o tráfego de internet é imprevisível, sendo assim, caso haja tráfego o suficiente para estourar todo o orçamento para os anúncios em 15 dias, aparentemente isso pode acontecer.

É possível ver dois lados da moeda. Para algumas empresas que são afetadas pelo tráfego inconstante da Internet, as mudanças vêm realmente a calhar, já que em alguns dias o sucesso dos anúncios irão compensar outros dias de pouca repercussão.

Já para outras marcas, as mudanças significam uma reformulação na maneira em que delimitam seus orçamentos em Adwords. Como existe a possibilidade que a divulgação dos anúncios acabem antes do fim do mês, algumas empresas estão se vendo mais afetadas nesse sentido.

 

E você, o que acha dessas mudanças? Se você possui dúvidas sobre o posicionamento da sua marca no Google depois dessas novidades, sinta-se livre para encontrar em contato com a Projetual! Esclarecemos todas as suas questões e vamos te ajudar a montar a melhor estratégia para a sua marca.

 

Por redação Projetual, com informações de Resultados Digitais.