Nova rede social do Google - Projetual

Momentos mais espontâneos, situações locais e a vida em comunidade. Aparentemente, é nisso que as redes sociais estão apostando atualmente, e a nova rede social do Google nos mostra isso.

Em fases de teste apenas em duas cidades americanas (Nashville e Oakland), o Bulletin se propõe a ser mais uma ferramenta de compartilhamento de histórias locais.

“É um app para contribuir com situações locais sobre sua comunidade, para sua comunidade, direto de seu celular”, diz o site.

Nova rede social do Google - Projetual
Imagem ilustrativa de como uma história é mostrada no Bulletin. Imagem: Divulgação.

Ao que tudo indica, a nova rede social do Google aposta na praticidade e espontaneidade. Não é muito diferente do que outras grandes redes estão fazendo: os stories do Instagram, por exemplo, são ferramentais poderosas para compartilhar o cotidiano de forma rápida e acessível.

Mas, segundo suas próprias intenções, o Bulletin quer se diferenciar do mainstream e apostar nas situações “hiperlocais”. A ideia é, de acordo com o site, “contar histórias que não estão sendo contadas”, e mostrar aquilo que acontece na comunidade local do usuário.

Mesmo num mundo com redes sociais cada vez mais massivas e incontestadas, o Bulletin aposta numa iniciativa que ganha cada vez mais espaço: a valorização das situações locais, no que se refere a cultura, comércio, eventos, entre outros. Como já vimos aqui, o próprio Facebook já previu que, nos próximos anos, essa será uma tendência.

Como funciona a nova rede social do Google

Por ainda ser um projeto piloto, muito pouco ainda se sabe sobre o funcionamento do Bulletin. O que se sabe é que será um aplicativo leve, que funcionará a partir do compartilhamento de imagens, vídeos e textos.

Parece que a grande sacada está na interação com as outras redes. Segundo o site, será possível compartilhar as stories do Bulletin através de diversas formas: no próprio Google; em redes sociais já existentes; em e-mails e aplicativos de mensagem através de links.

A ideia do aplicativo é aquela que seu próprio nome sugere. Em português, Bulletin vira Boletim, como um pequeno portal de notícias. O que a nova rede social do Google parece esperar de seus usuários é que eles sejam como jornalistas dos seus arredores, capturando momentos de suas comunidades.

Se só é possível saber muito pouco sobre as possibilidades do Bulletin, menos ainda se sabe sobre ferramentais comerciais da rede. No entanto, ao que tudo indica, parece que será uma ótima forma de contribuir para a atividade de empresas locais e pequenos negócios.


E você, o que acha dessa novidade? Ficaremos de olho para acompanhar todas as possibilidades dessa nova ferramenta.

E para que você não perca o que acontece de mais importante no mundo do marketing digital, continue acompanhando os canais de Projetual. Além do blog, também temos fan page e canal no Youtube. Fique ligado!