Novidade no Messenger - blog projetual

Não é novo para ninguém que o Facebook traz atualizações constantes para influenciar e sugerir certas situações para os usuários. No Brasil, a recente novidade no Messenger, o app de mensagens instantâneas da rede, é as mais relevantes que vamos mostrar para você hoje, isso porque ela pode influenciar (e muito) a relação interpessoal dos usuários da rede.

Você lembra de quando apresentamos aqui uma das últimas novidades das redes sociais? O recurso de extensões trazido pelo Messenger, em que o aplicativo passaria a sugerir ações para os usuários através de chatbots quando eles utilizassem palavras-chave específicas, foi lançado no Brasil no último dia 10.

Esse recurso ganhou a identidade de uma assistente virtual, chamada de “M”. Quando os usuários estão conversando e usam algumas palavras ou frases específicas, M sugere certas ações. Por exemplo, quando alguém falar “Estou a caminho”, a assistente sugere que o usuário compartilhe sua localização.

Por enquanto, por ser uma recente novidade no Messenger, as opções de ações que a M pode sugerir  durante uma converse entre duas pessoas ou em grupo são limitadas. Os recursos disponíveis são:

  • Enviar stickers:sugerido através do uso de palavras específicas como “tchau” ou “até logo”.
  • Compartilhar localização: como comentado anteriormente.
  • Criar uma enquete: em conversas em grupo.
  • Enviar mensagens de aniversário: M sugere mensagens personalizadas de aniversário para aniversariantes com quem o usuário esteja conversando.
  • Fazer uma chamada por voz ou vídeo: opção sugerida depois do uso de palavras como “quer me ligar?”.

Apesar dessas opções limitadas, as possibilidades para esse recurso são variadas. Como já vimos, quando a atualização foi anunciada globalmente para a plataforma, também foi anunciado que, para os usuários, M iria sugerir ações como “pedir comida” ou “pedir carona” depois que identificasse palavras-chave específicas. Essas ações se conectariam a outros aplicativos mais complexos e até empresas que possuíssem assistentes virtuais no Facebook.

Na imagem, futuros possíveis recursos trazidos pelo Messenger, como a opção de pedir comida através chatbots na conversa. Reprodução / B9.

Os recursos que trazem mais possibilidades às empresas vêm com a opção Discovery no Messenger: na aba da conversa, haveria a opção de encontrar outros bots de diferentes empresas que pudessem fornecer o serviço ou produto que os usuários estivessem procurando.

Essa possibilidade, por mais que ainda não esteja presente no Brasil, foi anunciada como um futuro recurso da plataforma. Acima de tudo, indica uma possibilidade para que novas empresas se posicionem na plataforma através de chatbots. A atual novidade no Messenger brasileiro pode abrir portas para futuras maneiras de relacionamento entre empresas e clientes.

Quer continuar por dentro de todas as principais novidades dentro das mídias sociais? Continue acompanhando nosso blog! Para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing digital para sua empresa, fique ligado também em nosso canal no Youtube e nossa página.

 

Por redação Projetual, com informações de IDGNow.