Não é notícia nova que as redes sociais atualmente são as plataformas mais acessíveis para que as marcas se posicionem e se relacionem com seus clientes. Sabendo disso, trazemos aqui as próximas novidades das redes sociais para avaliar seus possíveis impactos.

No Facebook, 102 milhões de brasileiros se conectam mensalmente, número que não é muito diferente para a plataforma Messenger. No Instagram, já são mais de 45 milhões de brasileiros ativos, sendo que o Brasil é o segundo país que mais utiliza a plataforma.

Até um serviço como o Google Maps, que não é rede social mas também um lugar para trocas e impressões entre usuários, já alcança 1 bilhão de usuários no mundo todo.

Focando nessas plataformas populares que nós fomos buscar as próximas – e mais úteis – novidades das redes sociais que poderão impactar no desempenho das empresas. Vamos lá?

De olho em suas tags no Instagram

Nas próximas atualizações do Instagram, é esperado que o recurso de seguir tags e assuntos passe a ser disponibilizado. Isso mesmo, logo será possível seguir não apenas usuários, mas também as hashtags mais interessantes para cada um.

Alguns usuários do sistema iOS, da Apple, já estão conseguindo utilizar o recurso que se encontra em fase de testes.

Aparentemente, quando o usuário pesquisar uma tag, logo apareça a função de segui-la. Reprodução: B9.

Essa atualização é extremamente útil e bem vinda para as empresas, já que elas vão poder se posicionar através de temas e assuntos das suas tags, podendo aparecer para usuários que nunca haviam visto o perfil da marca.

Messenger nos sites

Oferecer no site da empresa um chat eficiente, intuitivo e prático será mais fácil logo, logo. O Messenger, plataforma de bate-papo do Facebook está desenvolvendo um plugin que faz com que os sites consigam ter sua própria aba de conversa com o cliente.

A interface do Messenger dentro do site manterá as características que possui no Facebook. Reprodução / TecMundo.

Quando for lançado, as empresas poderão facilmente ter esse plugin em seus sites, oferecendo uma forma fácil e familiar de se relacionar com clientes. Vale lembrar também que os chatbots estarão disponíveis e continuarão podendo facilitar o contato com os consumidores.

Google ajudando a salvar tempo

Em um futuro próximo, tanto a plataforma de buscas da Google quanto o Maps vão começar a mostrar o tempo de espera real em determinados estabelecimentos, principalmente restaurantes.

As plataformas já costumam informar se o local é muito ou pouco movimentado em dias específicos, e também o tempo de espera médio nos horários do dia. A atualização vem com a novidade de informar em tempo real a quantidade de tempo que um cliente precisa esperar no estabelecimento.

novidades das redes sociais 3 - projetual
Mudança é sutil na aparência, mas muito útil para evitar que usuários entrem em locais lotados. Reprodução / B9.

Com essa atualização, os clientes poderão evitar ainda mais de passarem horas em uma cadeira esperando para fazer uma refeição. Para donos de restaurantes e comércios similares, é o momento de otimizar cada vez mais o serviço.

 

E aí, o que achou dessas novidades das redes sociais? Acha que elas irão impactar positivamente seus negócios? Nós esperamos que sim.

Para mais informações e dicas sobre como posicionar sua marca, continue acompanhando nossos canais! Além do blog, também temos nosso canal no Youtube e nossa fan page. Fique ligado!

 

Por redação Projetual, com informações de B9 e Tecmundo.