Falar nas novidades das redes sociais é também falar de ferramentas novas que trazem diferentes formas de relacionamento entre as marcas e seus clientes. Agora, trazer para você as principais – e mais úteis – atualizações dessas plataformas é um compromisso totalmente nosso.

Acontece que determinados recursos que surgem nas redes sociais acabam tornando-se tão relevantes que transformam-se em hábitos dos usuários e, com isso, passem a fazer parte das estratégias de marketing digital. Um exemplo disso são é a febre das stories no Instagram ou os chatbots do Facebook Messenger que, segundo a empresa de Zuckerberg, estão se tornado forma de relacionamento entre empresas e clientes cada vez mais famosa.

Sem mais delongas, vamos apresentar as últimas e mais relevantes novidades das redes sociais mais utilizadas.

Facebook é o app que mais trouxe atualizações pertinentes. Foto: reprodução / AppTuts
Facebook é o app que mais trouxe atualizações pertinentes. Foto: reprodução / AppTuts

Facebook e Messenger

Começando pelo queridinho entre as redes, um recado importante para quem gosta de trazer conteúdos visuais: o Facebook passará a punir imagens estáticas que simulam vídeos, reduzindo fortemente seu alcance entre as demais.

Essa nova política, por assim dizer, faz parte de uma tentativa de reduzir os click-baits, ou “iscas de cliques”. O melhor exemplo para ilustrar esse tipo de post são as de fotos estáticas que possuem o símbolo de um play bem no meio, simulando um player, que faz com que o usuário clique e leve-o a outro link.

Esse tipo de postagem passará a ser cada vez menos tolerada. Portanto, é bom evitar ao máximo qualquer estratégia semelhante.

Outra atualização interessante trazida pela empresa é com o Messenger, o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook. Há certo tempo, foram anunciadas mudanças com os chatbots da plataforma, que passariam a permitir a adoção de extensões para facilitar a ação dos usuários.

Basicamente, será possível que na mesma aba de conversa com o chatbot apareçam outros aplicativos convenientes que sejam úteis para o usuário, como apps de localização, entrega, transporte ou reserva. É uma ideia de oferecer uma série de recursos disponíveis para o cliente para que a experiência seja mais completa. Além disso, a ferramenta Discovery possibilitará que usuários em uma conversa descubram bots de empresas convenientes ao que procuram no momento, como mostra a imagem abaixo.

Um dos possíveis efeitos da função Discovery: bastaria falar que estava com fome que apareceria uma opção de encomendar comida. Imagem: reprodução / B9.

Google Maps

Por mais que não seja uma rede social, por ser um aplicativo mais utilitário do que de entretenimento, o Google Maps traz uma série de recursos interessantes que criam um compartilhamento de informações entre os usuários. Muitos desses recursos podem ser determinantes para construir a imagem da empresa dentro de determinados âmbitos.

Um recurso muito interessante o Google Maps trouxe recentemente é a possibilidade de criar vídeos e marcá-los fixamente nos lugares. Além de fotos, agora será possível fazer registros mais duradouros e assim mostrar mais detalhes dos espaços de uma vez só.

Infelizmente, por enquanto o recurso só está disponível para os Local Guides, que são pessoas autorizadas a editar mapas e informações e criar reviews e mais conteúdo.

Recurso por enquanto é restrito aos Local Guides. Imagem: reprodução / Android Police.
Recurso por enquanto é restrito aos Local Guides. Imagem: reprodução / Android Police.

Instagram

A última atualização que o Instagram trouxe é tímida, porém pode ser útil para marcas que trabalham forte com as stories, principalmente no relacionamento com os clientes. Em suma, tornou-se possível há pouco tempo enviar stories já publicadas, tanto próprias quanto de terceiros, para outros usuários através de DMs (Mensagens Diretas).

O útil da função é que caso o administrador da conta não tenha conseguido mostrar uma storie relevante para algum cliente, mesmo depois de postar ele poderá enviar essa mesma storie por mensagem direta. Ao mesmo tempo, é possível enviar enviar stories de terceiros (concorrentes, referências, etc.) para um grupo de pessoas desejado sem que o(s) dono(s) das stories saiba.

Trazer as novidades das redes sociais é apenas uma das formas que a Projetual procura trazer mais informação sobre o mundo do marketing digital. Quer ficar por dentro das tendências e aprender ainda mais? Continue acompanhando nossos canais!

 

Por redação Projetual, com informações de B9.