O que é e como funciona o Pinterest Ads

O que é e como funciona o Pinterest Ads

Finalmente, a rede social com a melhor curadoria de imagens vai oferecer publicidade para empresas. Hoje, vamos te contar como funciona o recém-lançado Pinterest Ads.

Nós já sabemos que as redes sociais têm várias utilidades para empresas, e uma delas é a veiculação de anúncios segmentados para atrair potenciais consumidores e levá-los às páginas de venda. O Pinterest é a mais nova rede a contar com um serviço de ads justamente para essa finalidade.

Antes de mais nada, devemos falar da própria rede em si e da sua relevância atualmente. Depois vamos te contar de verdade como funciona o Pinterest Ads. Acompanhe!

A relevância do Pinterest hoje

Em dezembro de 2020, o Pinterest chegou à marca de 459 milhões de usuários ativos no mundo todo. 

No Brasil ele marca presença forte também: no começo de 2020, existiam quase 40 milhões de usuários, e o número deve ter crescido muito no último ano. Segundo Jon Kaplan, diretor global de vendas no Pinterest, o “o Brasil é um dos maiores mercados fora dos EUA” para a rede.

O Pinterest tem um apelo muito grande às marcas que investem em produção de conteúdo humanizado nas redes sociais. Isso porque a rede é espaço para compartilhamento de inspirações, imagens positivas e ideias. Para as marcas, é uma ótima plataforma para se aproximar dos usuários através de conteúdos relevantes para o dia a dia.

Segundo dados da empresa, 97% das principais buscas no Pinterest não são de marcas, o que faz dele um espaço para pesquisa e consideração de potenciais consumidores ainda indecisos. 

Em um relatório recente, a empresa também afirma que cerca de 83% dos usuários compraram produtos que viram no Pinterest, o que indica que a rede tem grande papel nas etapas de consideração e tomada de decisão.

Muitas marcas ainda não estão no Pinterest porque ainda não sabem como usá-la. Felizmente, nós já falamos sobre as vantagens do uso dessa rede no marketing digital. Confira o conteúdo aqui.

Como funciona o Pinterest Ads

A ferramenta vai permitir marcas trabalharem com anúncios em diferentes formatos, mas com total foco em imagem e vídeo – afinal, o Pinterest é uma rede 100% visual. 

Uma das possibilidades mais interessantes no Pinterest Ads certamente é a opção de tagging, em que é possível marcar produtos que aparecem em uma imagem para levar o usuário até a plataforma shopping: um catálogo da marca dentro da rede.

Exemplo do uso do “tagging”, ferramenta do Pinterest Ads. Imagem: Pinterest/Divulgação.

Dentro da plataforma shopping, também é possível visualizar os produtos divulgados com recursos de realidade aumentada utilizando a câmera do celular, a partir do próprio app do Pinterest.

É possível pegar um pin (como são chamados os “posts” no Pinterest) orgânico e fazer dele um anúncio, por exemplo.

Segmentação do público

As ferramentas de segmentação do Pinterest Ads utilizam diferentes métricas para que a marca escolhe bem o seu objetivo. É possível segmentar o público do anúncio por dados demográficos, interesses, palavras-chave, lista de clientes e até comportamentos semelhantes entre usuários.

Para diferentes objetivos

A empresa promete que sua plataforma ads traz resultados para diferentes necessidades dentro das estratégias de funil de cada marca: os anúncios funcionam para reconhecimento, consideração, conversão e fechar vendas. 

O Pinterest ainda promete 2,3x mais eficiência no custo por conversão em comparação com outras redes sociais.

Análises objetivas

A rede oferece um sistema de análise de métricas bastante intuito e objetivo, mostrando o mais importante para os anunciantes durante toda a campanha: impressões, audiência e engajamento. O usuário também fica sabendo das estimativas e alcance com base no orçamento já utilizado.

Você pode conferir mais detalhes e exemplos de como funciona o Pinterest Ads na página da plataforma.

Sua marca deve começar a investir em Pinterest Ads?

Ainda é cedo para apontar todas as vantagens e desvantagens de investir em Pinterest Ads no Brasil. Afinal, depende muito das estratégias de conteúdo já adotadas pela própria empresa, que precisam estar alinhadas com as possibilidades que o Pinterest entrega.

Mesmo assim, o Pinterest pode ser a plataforma para integrar as empresas na experiência cotidiana de seus consumidores, públicos-alvo e personas. Novas ideias e inspirações podem ser difundidas, utilizando os serviços e produtos da marca como veículo.

Aqui na Projetual, nós sugerimos que todo novo investimento e criação de estratégia digital seja discutido e analisado com base em muita experiência e indicadores sólidos. Por isso, converse com sua agência ou analista de marketing para escolher o melhor caminho em sua presença digital.